sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O "vida-torta" no samba e na literatura

Primeiro você vai se deslumbrar com este samba majestoso do príncipe Paulinho da Viola.
Só depois – prometa – só depois da audição, você vai ler a explicação, em letras miúdas, sobre o que quer dizer “um dia para 21”.
E vai completar seu deleite sambístico-literário com um conto de Plínio Marcos sobre o mesmo tema.


Um Certo Dia para 21
(Paulinho da Viola)

Foram para mim horas diferentes
Quando eu me senti em plena liberdade
Tudo o que eu trazia no meu pensamento
Era ter você só por um momento
E muito mais você me deu
E me fez passar um tempo precioso
Esquecido
Que eu só andava pelas noites mais escuras
Me escondendo do perigo
.
Só depois quando acordei
Aí que eu me lembrei que era o 21
E andava procurado
Tinha meu nome marcado
Não era um homem comum
Mas ficou aquele dia
Que me deu tanta alegria
Me marcando muito
Mais que a ferro e fogo
Às vezes meu amor fico pensando
Se a vida não tivesse me dado esse jogo

Na gíria da cadeia, 21 é o cara que sai do presídio por um dia para ficar com sua amada. Mas, 21 pode ser também um fugitivo – e esse é o caso do personagem do samba.
Leia agora uma presepada envolvendo um 21 num conto do Plínio Marcos

Nenhum comentário: