domingo, 19 de outubro de 2008

Um olho na carne, outro no gato

“Bandeira arriada
Folia guardada
Pra não se usar...”
(Ivan Lins / Victor Martins)

Mais uma vez foi adiado o “churrascão da vitória” do grupo político do prefeito sub-júdice Evilásio. Os motivos vão desde a umidade relativa do ar dentro do saco de carvão, até outras versões menos prosaicas.
Enquanto não se acende o braseiro, vamos passear pelos fóruns do Brasil, e ver como está a situação de colegas de Evilásio que também estão com o mandato pendurado na Justiça Eleitoral.
Em Lajedo, Pernambuco, o ex-deputado Antonio João Dourado é o primeiro prefeito eleito a ter o registro cassado.
Em Palmares (PE) o prefeito eleito José Bartolomeu de Almeida Melo (o Beto da Usina) também abusou do poder econômico e está cassado. Ele ainda pode brigar nas instâncias superiores, mas a cidade está igualmente sob risco de nova eleição.
No Rio de Janeiro, o prefeito reeleito de Valença, Antonio Fábio Vieira, também abusou do poder político e econômico e foi cassado. Assim como Evilásio, ele ficará inelegível por 3 anos, se não conseguir a benção de outras cortes.
No Paraná, Amauri César Johnson, prefeito reeleito de Rio Branco do Sul, foi cassado no final da tarde da 5ª-feira pelo Tribunal de Justiça, por crime de quadrilha e fraude em licitação. A informação é do
Blog do Zé Beto.
No Piauí, nada menos que
80 prefeitos eleitos estão em vias de serem cassados também por abuso de poder econômico e favorecimento em troca de votos.
Em Sergipe, o prefeito reeleito no município de Malhada dos Bois, Augusto César Aguiar Dinízio teve seu
mandato cassado. Quem deverá assumir o cargo é o candidato que obteve a segunda colocação nas eleições. A decisão foi do Juiz Eleitoral Evilásio Correia de Araújo Filho.
Em Santa Catarina, os votos dados ao prefeito reeleito Milton Hobus foram anulados pela Justiça Eleitoral, e a cidade de Rio do Sul poderá passar nova eleição.
Em Itapecerica da Serra, a Procuradoria Regional Eleitoral já pediu a cassação do prefeito reeleito Jorge Costa, por crimes eleitorais semelhantes aos que Evilásio é réu.
Leia aqui .

Nenhum comentário: