quarta-feira, 17 de junho de 2009

Þjóðhátíðardagurinn ao som de Jussanam / Jobim

Enquanto batuco esta nota, a cantora brasileira Jussanam está cantando no Þjóðhátíðardagurinn – feriado da celebração nacional da Islândia, onde ela mora desde agosto de 2008. O show teve início às 17h no horário islandes (14h no Brasil).
A meteorologia informa que em Reykjavik, capital do país, o céu está nublado, com temperatura de 12 graus e ventos de 20 km - pra eles lá, isto é verão!. Mas não é o vento (muito comum naquela terra) que está fazendo a platéia balançar.
A bossa nova de Tom Jobim e Vinícius de Moraes na voz de Jussanam está rolando na praça Austurvöllur, em frente ao Parlamento islandes.
O Parlamento da Irlanda é o mais antigo do mundo em atividade contínua, formado no ano 930.
Aprendi no blog de
um brasileiro residente na Islandia que o atual prédio deste parlamento foi construído em 1880-1881. Ele é revestido de pedras, mas sua estrutura interna é toda de placas de madeiras totalmente desiguais uma das outras. Lá não há árvores. Para levantar o esqueleto do edifício, os islandeses utilizaram todo tipo de caixotes que chegavam ao porto, e outras madeiras levadas às praias pela maré vinda do Canadá.

Uma apresentação de Jussanam em fevereiro último mostra como ela está consolidando sua carreira na pátria onde a água é sólida (Iceland = ice/gelo + land/terra). O show foi no Café Rosenberg (foto à dir.) e a certa altura um da platéia exclamou:
- það er a sumar (“Ela é um verão!!!”)
Enquanto isto, na portaria do bar um homem queria entrar sem pagar pelo show:
- Só vou tomar uma cerveja e ir embora.
A moça da bilheteria disse que não era possível, pois naquela noite tinha-se de pagar o couvert artístico. A temperatura estava abaixo de zero, caía neve, e o boêmio apelou:
- Se eu gostar do show enquanto tomo a cerveja, pago o ingresso na saída.
Depois de algumas canções (ele realmente teve de sair antes do fim) o homem disse à bilheteira:
- Esta cantora deveria receber o preço deste ingresso a cada canção.

Jussanam está quebrando o gelo na terra da Björk com talento, morenice e espírito pioneiro.
“E além do mais...”
Ela é Carioca está no repertório que Jussanam canta agora na praça Austurvllur, ao redor do parlamento islandes.

Nenhum comentário: