quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A vereda da dor

Por David da Silva 

Eu não sentia a vida em volta envolta em dor quando o carro subiu a rua Valhallveien pelo lado oeste da colina de Ekeberg, na zona sul de Oslo. Eu estava hospedado na rua Ekebergveien, onde fiquei de 26 de julho a 2 de agosto, e ia para casa com meu amigo Arne Karsltad. 

No meio da ladeira numa curva do caminho meu coração gritou “É aqui!”. Arne encostou o carro e pisei comovido o local exato onde Edvard Munch pintou “O Grito” (Skrik).

Foi aqui que a Natureza lançou seu grito lancinante e Munch ouviu. É perto do antigo hospício onde estava internada Laura, irmã mais nova do pintor. Ao lado havia um matadouro. Na mata próxima daqui um amigo querido de Munch se matou.

Lá embaixo ficam as docas de Oslofjord.

Em seu diário na noite de 22 de janeiro de 1892, Munch escreveu:

“Uma noite eu estava andando por um caminho, a cidade estava de um lado e o fiorde abaixo. Eu me senti cansado e doente. Parei e olhei para o fiorde - o sol estava se pondo, e as nuvens ficando vermelhas de sangue. Senti um grito passando pela natureza. Pareceu-me que ouvi o grito. Eu pintei esta imagem, pintei as nuvens como sangue real. A cor gritou”

Mais tarde, ele descreveu sua inspiração para a imagem:

“Eu estava andando pela estrada com dois amigos - o sol estava se pondo - de repente o céu ficou vermelho de sangue - parei, sentindo-me exausto e encostado na cerca - havia sangue e línguas de fogo acima do fiorde preto-azulado e da cidade - meus amigos continuaram, e eu fiquei ali tremendo de ansiedade - e senti um grito infinito passando pela natureza”

Foto: Arne Karsltad - 30.jul.2009

           

5 comentários:

Ana Paula disse...

Ola David!

O Anderson está sem palavras, diante desse seu texto...(Logo ele te dirá o porque)
E eu... estou emocionada, com lágrimas nos olhos...extasiada diante da profundidade das suas palavras, e de suas experiências em terras tão longinquas, e sentimentos tão conhecidos, e que ainda atormentam tanto o ser humano.

grande beijo

Ana Paula Medeiros

Mira disse...

Diante da magnitude do texto e da ilustração minha iformação parece pequena, mesquinha...
Nessa mesquinhez,quero convida-lo para assistir no sábado o programa Assembléia Popular.
Na TVA é canal 66 e na net canal 13
Uma coisa de lamentar, por coincidência eu passava por ali e resolví assistir a gravação do programa que vai ao ar nos sábados ao meio dia....
Um professor de história de Itapecerica, aquele que foi candidato a prefeito e apoiou um candidato a prefeito de Taboão da Serra....Está sempre sapeando pela Câmara Municipal de Taboão...
O cara deu o maior vexame.
Ele debateu com alguns pais e o resultado foi uma lástima para a cidade de Itapecerica...
Queria muito que o amigo assistisse...
A escola onde ele dá aula é aquelas dita de excelência e elevou seu nivel de um ano para outro em quase cem por cento, ocorre que ela tirou 1,05 em 2008 e elevou seu índice para 2,06.Numa escala de 0 a 10.
Então ganhou o bônus, mas se a categoria dos professores são dessa maneira, ái de nós...
Abraços de quem ama o seu barelanches.
Mira

David da Silva disse...

Querida Ana Paula: só o Will Eisner pra desenhar minha cara tonta de emoção ao ler seu comentário e depois ver o desenho que o Anderson fez na mesma época que eu visitava o ambiente de Munch. Beijo, e até breve, viu?
Mira: vou assistir, sim. E obrigado por amar nossa modesta bodeguita! Suas informações são e serão sempre valiosas.

Esquerda! Direita ! Volver disse...

Para completar a lamúria da Mira:
Esse professor, eterno candidato é professor de história da escola estadul Sebastião de Moraes, na tão graciosa Itapecerica da Serra.
Até aí nada demais.Ocorre que ele toda terça e quarta de manhã assina o ponto e vai na Assembléia Legislativa.Toda vez que tem microfone aberto ao público ele está lá.
O pessoal da escola faz que não vê, que se livrar dele é lucro.
Prejuízo para os alunos, que pior que um professor arrogante, irritado e mal humorado é ficar sem aula de história duas vezes por semana...
Eu já tinha visto a figura...todo cheio de pose, dizendo que é de esquerda.Gostaria que ele fosse direito...que faltar do jeito que o homem falta, não tem quem aguente.
Na época de campanha ele sempre se apresenta com um boné estilo Che Chevara....
Abraços, grande David
Judith, humilde fã do bar e lanches

Anônimo disse...

"O grande barato é conhecer lugares onde seres humanos transcenderam a existência por meio da arte." Dizer mais o que? Concordo plenamente meu querido amigo, lindo!!!
Beijos,
Jussanam