sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Samba no fim da Terra

Mulher finlandesa, passista da escola de samba Maracanã, da cidade de Lahti

David da Silva

Cheguei à Finlândia em 2 de julho, duas semanas depois do Carnaval.

Calma, que não bebi.

Carnaval da Finlândia acontece de 12 a 14 de junho. Verão europeu. Pudera: em fevereiro, com temperatura a 20 graus abaixo de zero, não dá pra sambar.

O baterista Matti Koskiala me conta que o samba chegou a Helsinki na bagagem dos funcionários de multinacionais finlandesas. “Trabalhando lá no Brasil, eles se apegam ao samba, ao churrasco, à caipirinha. E quando voltam para cá, querem manter estes hábitos”, diz o músico.

Baterista Matti Koskiala é entusiasta da MPB na Finlândia

Fome de Samba

Em fevereiro de 1976 Matti Koskiala (foto acima) veio pela primeira vez ao Brasil, com o cineasta Erkki Nuorala. Fizeram um documentário sobre o Carnaval do Rio de Janeiro para a TV estatal da Finlândia. Estava plantada a semente.

Hoje há a Associação das Escolas de Samba da Finlândia (Suomen Sambakoulujen Litto ry), reunindo 13 escolas espalhadas pelo país. São integradas exclusivamente por finlandeses. Os sambas-enredo são compostos por eles próprios, e cantados na língua local.

A Sambakoulu (escola de samba) mais antiga da Finlândia tem 33 anos. Nasceu em 1976 com o nome de Escola de Samba de Helsinki. Em 1989 fundiu-se a uma outra escola e passou a chamar-se Império do Papagaio. É presidida atualmente por sua fundadora Hannelle Lappaneva. Além de ter excelente site, a escola publica anualmente a revista Sambista.

Passista da escola de samba Império do Papagaio, no centro de Helsinki

As bonitonas na Catedral

O desfile das escolas de samba tem a sua concentração na praça defronte à Catedral Luterana de Helsinki. O cortejo segue pelas principais avenidas da capital.

A campeã do Carnaval 2009 foi a Escola de Samba Carioca, fundada em 1986 na cidade de Turkku – suas cores são azul e branco.

A segunda colocada foi a Império do Papagaio, que tem as cores vermelho, amarelo e verde.

Em 3º lugar ficou a União da Roseira, criada em 1987 na cidade de Tampere com as cores prata, rosa e branco.

A 4ª colocada Escola de Samba El Gambo, foi fundada em 1998 na cidade de Kokkola. 

Outras escolas de samba fortes na Finlândia são: Samba Tropical, fundada em 2003 na cidade de Senäjoki, e a Escola de Samba Maracanã, criada em 1981 na cidade de Lahiti com as cores preto, amarelo e prata.




Visite o site da Escola de Samba Império do Papagaio

6 comentários:

Anônimo disse...

Oh David, esse samba menino, Seria um escola de samba na Finlandia? Hhuahuahuaauauhauauuahuha Essa foi muito boa!!! Fantástica descoberta! Vou aguardar seu próximo artigo explicando mais sobre isso.
Voce esteve em Gothemburgo também? Porque lá eles tem uma Escola de Samba (Abunda) e um dos fundadores era o percussionista do "Brasilicum".Nos meus shows lá com o pessoal do "Brasilicum" tinha um grupo na audiencia que fazia parte dessa Escola de Samba da Suécia. Tudo gente boa e animada!
Bjs,
Jussanam (Islandia)

David da Silva disse...

Conhecí algumas pessoas do Abunda sim, Jussa. Meu amigo Luiz Baranowski foi um dos fundadores. Estive na Casa da Cultura Brasil-Suécia em Göteborg. É mesmo gente da melhor qualidade, e que me deixaram com muitas saudades de lá.

Cremilda disse...

Obrigada menino, por divulgar meu modesto textinho.
A gente se conhece ???
Seu Valdemar Gonçalves me insinou um montão de coisas....
Meu companheirão...meu amigo, meu irmão....Trabalhei com ele doze anos, foram os anos mais produtivos da minha vida em aprendizado e carinho fraterno...
Entrei em choque quando soube de sua morte, eu estava em Marilia.
Abraço grandão

David da Silva disse...

É, Cremilda. O Waldemar foi meu parceirão em um jornal que editávamos. Também fizemos um programa de rádio juntos.
Tive a honra de promover a comemoração dos seus 80 anos.
Gosto tanto dele que a presença dele neste blog-boteco é constante, como você vê aí ao lado esquerdo da página.
Um abração.

Zé do gole disse...

Vc é porreta mesmo David, por isso sou fã desse boteco literario, e ao mesmo tempo entre um trago e outro de conhecimento, rebusco um passado não distante na minha memória de retirante...um brinde aos nossos colegas de copo e aos amigos da casa!

David da Silva disse...

Zé do Gole? Pois sim...
As palavras "rebusco" e "retirante" me contaram direitinho o grande coração de onde brotaram palavras tão encharcadas de amizade e afeto botequeiro.
Valeu, véio!!!