quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O maior bebum do mundo

Você se acha o rei dos butiquins? O fígado de aço do pedaço? Soca o balcão desafiando copos e garrafas: “Vinde a mim todas as destiladas e fermentadas!”?
Pois saibas que és um bebunzinho chinfrim perto do sujeitinho aí da foto à direita. Esse sim, é o beberrão número um do planeta.
Ele atende pelo nome científico de Ptilocercus lowii – mas os íntimos podem chamá-lo de musaranho arborícola asiático. A quebrada dele é lá pras bandas do sudoeste da floresta da Malásia.
Este cara semelhante a um camundongo, pesa somente 47 gramas e, no entanto bebe todas as noites (é isso mesmo! Ele é boêmio feito você e eu) o equivalente a nove taças de vinho.
Mesmo com o bucho quase estourando de tanto álcool, o bichinho desce da árvore sem o menor problema de coordenação nem dar qualquer bandeira de estar embriagado.
Quem descobriu o maioral dos manguaceiros da Terra foram os biólogos Frank Wiens e Annette Zitzmann, da Universidade de Bayreuth (Alemanha). Frank e Annette filmaram o musaranho arborícola asiático enchendo a cara durante 138 minutos consecutivos com o néctar de uma espécie de palmeira. Este néctar tem teor alcoólico de 3,8% - quase igual à cervejinha nossa de cada dia.
“Durante a produção de néctar, as inflorescências liberam um forte cheiro alcoólico que lembra o de uma cervejaria”, comparam os cientistas alemães.
Portanto, quando você for de volta pro boteco, pisa bem devagarzinho, porque como biriteiro você é ninguém perto do rapazinho do vídeo abaixo.

Nenhum comentário: