segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Visão do paraíso: Helsinki revisitada

David da Silva

Nas duas semanas que passei na Finlândia em julho de 2009, todas as vezes em que eu ia desde o bairro Puotila para o centro de Helsinki, na margem direita da linha do metrô, perto da estação Kulossaari, avistava um conjunto de minúsculas casinhas em meio a uma área intensamente ajardinada.

Herttoniemen siirtolapuutarha é o nome deste loteamento-jardim. Fica a cerca de sete quilômetros a leste do centro de Helsinki. Tem 182 propriedades.


Na cidade de Helsinki há nove loteamentos-jardim. Existem outros 24 siirtolapuutarha espalhados pela Finlândia.

Essas comunidades tiveram origem na Alemanha por volta de 1820. Na Finlândia iniciativas deste tipo começaram em 1902. O siirtolapuutarha que visitei em Herttoniemen foi fundado em 1934. Lá é cultivada uma variedade enorme de plantas, flores e algumas hortaliças. As verduras e legumes devem ser consumidas pela própria família, e nunca vendidas. As residências são todas no diminutivo, pois a legislação obriga as edificações a um tamanho restrito.

Ruas de Herttoniemen Loteamentos-jardim abrigam famílias no verão Flores, folhagens e hortaliças abraçam as pequeninas moradias

Nenhum comentário: