sexta-feira, 7 de maio de 2010

A Grande Ciclovia Evilásio Farias

Em 28 de julho de 2008, o prefeito Evilásio mandou avisar que começava a implantação de ciclovias em Taboão da Serra. A primeira fase da “obra” que se estenderia por 4 km desde a Avenida Brasil até a Praça do Galo, tinha o prazo de seis meses para ser concluída.
Vejamos como está “a coisa” um ano e 10 meses depois.

Suba na garupa da minha máquina fotográfica, e vamos passear:
Foto: David da Silva 
A falsa ciclovia é na verdade uma ciclofaixa – tinta vermelha pintada diretamente no asfalto. Logo no seu início no nº. 790 da Avenida Brasil, no Jd América, a faixa para ciclistas está deteriorada.
Foto: David da Silva
Na altura do nº. 1.112 da Av. Brasil, a ciclofaixa virou um borrão apagado
.
Foto: David da Silva
Foto: David da Silva
Na ponte sobre o córrego Poá, a ciclofaixa (apagada) avança vestida de fantasma.
Foto: David da Silva
A partir da esquina da Av. Armando de Andrade com Av. José André de Moraes, a ciclofaixa desaparece completamente.
Ciclistas prosseguem sem via exclusiva desde a esquina da Av. Armando de Andrade, seguindo pela Rua do Carmo e Rua João Santucci.
Foto: David da Silva
No final da R. João Santucci, após uma curva fechada a ciclofaixa reaparece, mas em cima da calçada, ocupando o espaço dos pedestres. A faixa para ciclistas passa por tampas não sinalizadas de boca-de-lobo.
Foto: David da Silva
A ciclofaixa termina abruptamente num buraco da calçada da Praça do Galo

Foto: Marco Pezão – 30.jul.2008
Por esta Maravilha Municipal do prefeito Evilásio, o Governo Federal torrou mais de meio milhão de reais (R$ 591.720,00). Repare que a placa indica Construção de ciclovia e não pintura de ciclofaixa.

16 comentários:

Anônimo disse...

David, você sabe muito bem que sou antigo admirador de sua "escrita".
Por vezes, quando converso com colegas de copo e de cruz, não sinto o menor constrangimento em afirmar que você é um dos melhores jornalistas que conheci. De uma perspicácia inigualável sabe como ninguém compor frases hilárias com pitadas de ironia.
Mas o que não gosto em você e vou criticar agora, é que deveria acordar escrevendo e só parar quando estiver na hora de ir ao boteco. Ah, e quando lá chegar, sei que a criatividade rondará sua mente esboçando todo o conteúdo "maldito" para o próximo dia.
Hamilton Rossiter

Vida B. Mattos disse...

O pior da Ciclovia é que o município PAGOU um especialista da USP pra fazer esse traçado maravilhoso da ciclovia, que deve passar inclusive por traz das casas do pq. Stos. Dumont, beirando o rio: que bucólico. Meio milhão bem desviados.

abud disse...

Foda, dinheiro publico indo para o lixo

Anônimo disse...

É por isso que tem prefeito conhecido na cidade que construiu Hospital e Ressort no norteste e diseram que é forrado em granito... Assim é fácil... a verba pública desaparece, a cidade fica largada às moscas e aparece $$$ e vários lugares. Sem contar que a primeria dama ainda continua a receber salário na prefeitura sem trabalhar. É só festa!!!!

Roberto Junior disse...

Muito boa a reportagem-denúncia porém, gostaria de dar um "pitaco", não foi o governo federal que torrou R$ 591.720,00 e sim o prefeito Evilásio que recebeu essa verba para a construção de uma ciclovia.
Abraços e desculpe minha intromissão.

Anônimo disse...

O Roberto Junior tem razão. Muitas vezes o governo Federal libera verba pra prefeitos fazer besteira.
Devia o Ministério Público Federal investigar porque esta pintura em cima do asfalto custou ~tao cara
Antonio Carlos Pimentel - Jardim Celeste

Unknown disse...

Olá David,

O prazo para conclusão da ciclovia foi prorrogada para o dia 01/12/2010 conforme publicação no Diário do Município nº 279.

http://www.taboaodaserra.sp.gov.br/imprensa/imprensa_279.pdf

Allan do Taboão em Foco

David da Silva disse...

Cara de pau no gabinete do Evilásio é mato, nénão, Allan?
Depois de dois anos sem concluir a obra que mal começou, o cara se auto concede mais um ano de prorrogação de prazo.

Anônimo disse...

Mas, porque só o Médico Evilásio paga o pato, e o secretário de transpote e Trânsito da época, o atual vereador Carlos Andrade, não é lembrado, ele que estava com a admistração desta coisa pintada de vermelho?
Este comentário não é para tirar da reta do Evilásio, mas sim, para lembrar do seu querido Secretário que admistrava as contas da Semutrans!

Anônimo disse...

Voces estão se esquecendo da arrecadação fabulosa com as multas de transito?
Até as cameras eletronicas já vieram prontas para o esquema TABOAO.que nada mais é do que ROUBAR o contribuite.

Anônimo disse...

o pior que naõ tem dinheiro para os funcionarios de verdade que prestaram concurçu e stes sim saõ func naõ livre nomedos seu enilazioantes de pintar calçada aplique melhor o dinheiro

Anônimo disse...

Sim, nao sou nenhum demagogo, mas digo que na verdade as pessoas nao tem capacidade de fazer e ficam criticando, porque nao vem e dar ideias para melhorar a situação da populaçao, ao inves de fazer considerações chulas e sem nexo. Nao defendo os erros de ninguem sou defensor da lei e da etica, porem, precisamos de pessoas com interesse publico e dinamico, espero um dia fazer parte de um novo plano direttor de um grande municipio como Taboao da Serra. So assim, podera contar com esses que criticam, mas nao tem solução.
Caso, haja desvio, tem que ser apurado, mas, nao fazer aluzões sem tem uma decisão comprovando tais desvio ou corrupução de quem quer que seja.
Ass. seu defensor e ilustre cidadao.
Saudades, Acreanas.

Anônimo disse...

Que tinta e essa a qual foi utilizada na ciclovia guache ? Já sumiu aposto que foi cobrado o preço de pintura dos veículos porche .... Que pouca vergonha deste prefeito ....

Anônimo disse...

QUE TAL CICLOFARSA?

Will disse...

Hoje, 20/08/2012 a globo, no seu jornal madrugador (6 ou 6:30 da manhã, fez uma extensa matéria sobre Taboão da Serra. Apontou vários problemas de hoje, mas que se fossem de 15 anos atrás em nada mudaria. E o pior... São os mesmos nomes disputando o cargo executivo, que, na matéria, vimos que nenhum solucionou. Taboanense, vc vai continuar sendo "trouxa" e eleger "os mesmos"?

Anônimo disse...

E agora, em abril de 2013 foi desativada a ciclofaixa próxima a praça do galo, ou foi toda ela? Só sei que a saúde e segurança continuam péssimas! Outro dia, chamei a policia e fui avisada que a única viatura que tinham na base estava em uma ocorrência... E Até hoje não sei pra quê tanto semáforo na Av. Paulo Ayres, pelo que vejo foi só pra desvio de verbas e piorar o trânsito! Absurdo!