segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Assalto a sindicato pode esconder guerra política

A sede do Sindicato dos Marceneiros de Taboão da Serra, localizada no Jd Maria Rosa, foi invadida na tarde da última 6ª-feira, 26 de agosto, por três homens armados. Eles agrediram Edson Matias dos Santos, presidente do sindicato, com coronhadas nas mãos e no rosto. Foram subtraídos uma mochila com documentos, um notebook e alguns objetos sem valor.
Os sindicalistas acreditam que o roubo dos objetos foi apenas para dar uma “fachada” de assalto. Segundo Santos, a intenção dos invasores era intimidar a sua diretoria.
O sindicato dirigido por Edson Santos tem divergências com a sub-sede de Taboão da Serra do Sindicato dos Marceneiros de São Paulo. As duas tendências mantêm disputa judicial pela representatividade da categoria.

Guerra campal
Em setembro de 2009 sindicalistas ligados à sub-sede tentaram impedir a formação do novo sindicato liderado por Edson Matias dos Santos.
Cerca de 400 pessoas dividas pelas duas direções sindicais ameaçaram se enfrentar fisicamente na porta do sindicato. Um tumulto generalizado se espalhou pelas ruas do bairro. O comércio baixou suas portas por temor. Houve necessidade da intervenção da Polícia Militar.
A ocorrência da última 6ª-feira pode ser sintoma que ainda há fogo sob brasas entre os marceneiros taboanenses.

Nenhum comentário: