quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lá no sertão... - Parte 2 - O Retôrno

Delegacia de Cansanção - Foto: Gabriel Araújo
Prometi a vocês que quando encontrasse o Báia, nome de guerra do popular Paulo Pinheiro da Silva, eu lhe perguntaria sobre a quizumba entre ele e a Polícia da Bahia, em 28 de julho último – quem tá por fora do assunto, informe-se primeiro aqui
Falei com o Báia domingo passado, enquanto assistíamos a um jogo de futebol de várzea no Jd Guaciara.
A cada novo encontro ele tem sempre novas peripécias pra me contar. Dou valor ao Báia porque ele assume o que faz – diferente de certos pilantras (principalmente políticos cleptocratas) metidos a “carneirinho”. Entre um gole e outro de cerveja, fiquei sabendo de sua desventura em Cansansão, no sertão baiano.
(click em Mais informações, abaixo,  para continuar)

“Fui pra lá com meu irmão e uns colegas, pra participar de uma festa”, conta ele. “A gente estava num bar quando chegou um grupo muito grande de policiais. Foram logo aos berros: ‘Baianos para o lado de cá, e paulistas pro lado de lá’. Me deram quatro socos nas costelas. Entreguei meus documentos que estão tudo em ordem, e também o documento do carro. Os ‘polícia’ não quiseram nem saber. Falaram que a gente estava planejando assaltar um banco em Queimadas, cidade vizinha da onde a gente estava”.
Depois de um grande gole na loira gelada, ele prossegue:
“Se a gente estivesse na fita pra assaltar um banco, não ia ficar dando bandeira pela cidade, fazendo um social, não é verdade? Lá é uma cidadezinha desse tamaninho aqui (30 mil habitantes). Chega nêgo de fora, todo mundo cresce o olho. Não estou nesta de assaltar. Já fiz, todo mundo sabe. Mas agora estou trabalhando, tô em paz. Resultado: levaram a gente pra uma cadeia no município de Bonfim. Ficamos presos 10 dias”.
Báia diz que vai processar o Estado da Bahia pela prisão que acusa de ilegal. “Os ‘polícia’ ficaram até com os nossos perfumes, com nossos óculos de sol e outros objetos pessoais”, reclama. O veículo e a moto apreendidos pela polícia baiana serão liberados em breve, afirma Báia.

5 comentários:

Fernando Marinho disse...

Ótimo artigo mestre Davi,gostaria de sugerir uma pauta,com toda humildade é claro(ou melhor duas).
1.O grafiteiro,morador de Taboão a 26 anos e Fã incondicional de Maria Rita e Candeia,o Tico tambem conhecido como Carlos Alberto Finknauer(familia que por sinal foi uma das primeiras a habitar o nosso bom e velho Pq.Pinheiros.

2.Outra grande figura é o nosso parceiro Silva que você conhece tão bem quanto eu e sabe o valor histórico que ele e seu lar carrega.
Bom é isso temos que valorizar as grandes personalidades anônimas de nossa cidade,o nosso maior tesouro são as pessoas...as pessoas meu mestre.

David da Silva disse...

Fernando, O Silva já está na mira pra eu publicar o relicário que ele guarda na casa dele. O Tico vc já me deu o telefone, e eu vou fazer a reportagem.
Tâmo juntos e sintonizados!!!
Obrigado pela fôrça.

Eleitor Indgnado disse...

O Baía é realmente uma das personalidades deste velho e bom Taboão, muita gente o conhece...
assim você só enriquece seu site com pessoas anonimas do grande publico, mas adoradas por outro pequeno publico...

abraço,

Eleitor indgnado

Estou de Olho em Você Noventa disse...

Da mesma forma que o periódico foi realizado pela agremiação PDT, o cunhado do camarista Valdevan Noventa, de alcunha "Báia" e nome Paulo Pinheiro da Silva deixou a vida do crime.
"Pegadinha do Malandro"
O Báia foi detido ontem no Restaurante Figueira Rubayat, em virtude de participar do roubo de relógio. Quando foi abordado pela polícia alegou ser trabalhador, assessor parlamentar do vereador Valdevan Noventa. Inclusive outros dois clientes desse restaurante foram roubados nos últimos dias. A Polícia identificou mais dois integrantes da quadrilha.
Mera coincidência, o prefeito Evilásio almoçou no citado restaurante com o Desembargador Aposentado e o irmão do criminoso Maruzan, para quem não se recorda os honorários foram pagos por meio da Etama, ou melhor, foram pagos pelos Contribuintes de Taboão da Serra.

Será que o vereador Noventa alegará que seu cunhado também está sendo alvo de perseguição?

Se cuida Noventa um passarinho me contou que a Polícia já tem informações sobre o supermercado que você comprou e colocou em nome de laranja, que por sinal já faliu, ou melhor, era uma espécie de "arara".

Andrea disse...

Parbens David pelo seu blog, e deixar os eleitores defender em quem acreditamos, mesmo sabendo que vc trabalha pra oposição isto sim é democracia.