Foto: acêrvo de Jussanam Dejah |
Desde quando a cantora e atriz brasileira Jussanam foi morar na Islândia, eu sempre pedia algum arquivo dela falando no idioma de lá. É uma das línguas mais difíceis da Terra. Mantém traços marcantes do norueguês antigo, dos tempos dos vikings que colonizaram a grande ilha gelada (Iceland).
Em 5 de setembro (um dia importante na minha vida, mas isto eu não vou contar aqui) Jussanam me mandou o áudio da sua primeira entrevista totalmente falada em islandês – ouça.
Na entrevista Jussanam conta um pouco da sua saga desde que saiu do Brasil em fevereiro de 2008 para se instalar na Islândia. Quem frequenta o blog há mais tempo conhece a história desta mulher pioneira que trocou seu ensolarado Rio de Janeiro pela cidade de Reykjavík, capital islandesa.
Leia tudo o que já escrevi sobre ela aqui
No final da entrevista, Jussanam, acompanhada pelo violonista islandês Andrési Þóri, canta dois clássicos da bossa-nova: Desafinado e Samba de Uma Nota Só, ambas de Tom Jobim e Newton Mendonça.
No dia 12 de setembro Jussanam lançou uma composição sua em parceria com o pianista sueco Harald Erici em apoio à campanha da ONU “Mulheres da Islândia”. A música You Can Count On Me Because I´m A Woman (Pode contar comigo, porque sou mulher) é dedicada às mulheres de todos os países pobres do mundo e em regiões massacradas por guerras.
No último 29 de setembro, Jussanam fez um show especial no Festival de Filmes de Reykjavik, que reúne cineastas da vanguarda da Islândia.
Ouça abaixo Jussanam e sua música You Can Count On Me Because I´m A Woman
Acompanhe Jussanam no Facebook
7 comentários:
DAVID
Jussanam é sua irmã?
Parabéns Jussanam da Silva por estar mostrando a beleza de nossa música no exterior.
Parabéns também por mostrar que o brasileiro tem valor, garra e qualidade artística.
Parabéns por mostrar a face do BRASIL de forma especial.
Parabéns por vê-la nas manchetes dos jornais como grande artista, e não como é denominado lá fora o brasileiro...
Parabéns por ser celebridade e mostrar sua bela voz.
Responde o que ela é sua? Porque essa pergunta está resposta.
Anônimo das 16:38. A Jussanam não é minha irmã. É uma amiga distante e muito querida. Eu teria orgulho de ser irmão dela, mas tenho duas irmãs que eu amo muito, e elas tb admiram muito a fibra da Jussi, e a altíssima qualidade dela como cantora, atriz, autora de peças teatrais, etc etc etc
Eu e David somos ambos DA SILVA mas não somos irmãos, poderíamos ser,mas não somos.Talvez agora com o passar do tempo e da amizade que mantemos, já sejamos irmãos no coração.Agradeço ao bonito comentário anônimo me parabenizando, fiquei muito feliz ao ler. Beijos em todos!
Jussanam, minha cantora querida... Aquele comentário "anônimo" hoje já não é tão desconhecido assim... Veio da pessoa que entrou no meu coração naquele 5 de setembro (lembra????) e que te ama tanto quanto eu amo vc. Um dia ela e eu iremos a Reykjavik assistir vc. Esteja certa disto. Beijo.
Aha!!! Mil felicidades pra você e pra ela. Serão muto bemvindos à Reykjavik. Beijos com carinho
Postar um comentário