sábado, 3 de dezembro de 2011

Grupo político não se pronuncia sobre doença de Evilásio

O staff político do prefeito Evilásio Farias não emitiu até hoje nota oficial sobre a doença que ele carrega na coluna vertebral.
Na única vez que a imprensa regional se ocupou do caso, Evilásio admitiu que a moléstia lhe provoca dor lancinante nas costas. E que sente dificuldade “para escovar dentes, pentear cabelo e calçar sapatos sem ajuda”. O mal que o afeta deixou-o 70 dias impedido de levantar-se da cama por ordem médica, no final de ano passado. Voltou a frequentar o gabinete em 26 de janeiro último.
Com base nas informações esparsas do próprio doente, o blog procurou informações com profissionais da Medicina. “É artrite reumatóide”, disse a fonte consultada.
Encaminhamos e-mail à assessoria de Evilásio, solicitando manifestação.

Sem cura
A artrite reumatóide afeta a coluna e outras articulações do corpo. Não há cura definitiva. Dedos das mãos, punhos, cotovelos, ombros, quadris, joelhos, tornozelos, dedos do pé, mandíbula e pescoço podem ser afetados. Surgem nódulos sob a pele. Há perda de apetite e fraqueza.
Com a evolução, a doença pode deformar a pessoa.
Para aplacar a dor, é aplicada medicação injetável. O custo do tratamento gira em torno de R$ 14 mil por mês. “Dói no osso e no bolso”, diz a fonte consultada.

Causa desconhecida
Na Medicina não há certeza para a origem da artrite reumatóide. Uma corrente de opinião aponta deficiência imunológica.
Outra variante científica acredita em origem psicogênica (transtornos mentais).

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pela materia. Vou falar qual a doença do Elvilazio. Ele foi travado na coluna quando soube que levou um chapeu do luiz antonio. Tem sociedade que não dá certo, ou melhor, crime perfeito é aquele que se faz sozinho.