sábado, 3 de dezembro de 2011

Nomeação de novo secretário reforça nepotismo

Silas Santana - Foto: Reprodução
A nomeação do tenente-coronel (reformado) Silas Santana, 55 anos, como secretário de Segurança e Defesa Social de Taboão da Serra, pode configurar mais um caso de nepotismo na Prefeitura. Casado com a advogada Elaine Abud Santana, o novo secretário é genro do dentista Domingos Francisco Annunciato Abud.
O dentista, de 60 anos, foi diretor da Unidade de Saúde do Jd Santo Onofre. Recentemente Domingos Abud aparece integrando comissões de inquéritos administrativos da Secretaria Municipal da Saúde.
O Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu que parentes até o 3º grau ocupem cargos de confiança ou em comissão em uma mesma pessoa jurídica pública federal, estadual ou municipal. A decisão vigora desde agosto de 2008.
O blog enviou e-mail à assessoria do prefeito, solicitando informações sobre a atual situação funcional do sogro do secretário Silas Santana.
O STF determinou por meio de súmula vinculante, que em uma mesma administração pública não podem assumir cargos comissionados, funções de confiança e estágio parentes de servidores que tenham cargos de direção, chefia ou assessoramento. A ordem judicial se aplica a marido, esposa, pais, avós, bisavós, filhos, netos, bisnetos, irmãos, sobrinhos, tios, sogro, sogra, cunhados, genros e noras. 

Sem prestar contas
A agência de notícias Futebol Interior acusa Silas Santana de não realizar prestação mensal de contas da entidade presidida por ele, a Cooperativa dos Árbitros de Futebol Profissional do Estado de São Paulo.
Segundo a agência, o novo secretário de Segurança de Taboão da Serra realizou viagens pelo interior do Estado de São Paulo para visitar parentes entre os dias 8 e 12 de outubro último. E “apresentou recibos de despesa para a Federação Paulista de Futebol" devolver o dinheiro gasto na viagem.
Silas Santana comandou por nove meses a Guarda Municipal de Itapecerica da Serra - de janeiro a setembro de 2005. Nos últimos três anos já era comandante da GCM de Taboão da Serra.
Nascido em 1º de agosto de 1956, entrou para a Polícia Militar paulista em 13 de fevereiro de 1975. Conquistou sua patente de Tenente-Coronel PM em 2001.

15 comentários:

Anônimo disse...

karaka. Não entra um que presta. O outro coronel - ouvidoria - é fujão de São Lourenço. Este outro coronel aí exploa a FPF com viagens particulares, e não presta contas da cooperativa de árbitros.
Acho que a gente vai ter criar uma hashtag "#pôrra evilásio"

Anônimo disse...

Mais um malaka na lista do malaka mor evilásio.

Anônimo disse...

Fale do ex prefeito Fernando Fernandes!! Sua mulher e deputada e pediu ao governo estadual que nomeasse seu filho Fernando Fernandes Neto para um cargo de auto escalão, salário de mais de 10.000,00 mensais, e seu marido esta nomeado na secretaria de transportes com salários de mais de 15.000,00 mensais mais benefícios. Quanta competência né!! Quanto ele era prefeito nomeou tantos parentes competentes na prefeitura de Taboao. Publique!!!

David da Silva disse...

Anônimo das 10:39 O nepotismo com marido e filho da deputada foi publicado no Jornal da Tarde, e reproduzido pelo site Taboão em Foco. E o nepotismo na administração Fernandes (1997-2004) já tem registros publicados neste blog. Boa pesquisa.

Albino Andrade disse...

Caro David a praga de São Paulo infestou TS, agora os oficiais da PM aposentados são os novos administradores públicos veja o que esta acontecendo em SP( o pior governo de todos os tempos) e TS que ja não esta nenhuma maravilha ainda entra nessa trilha. Esperar o que????????

Silas Santana disse...

Caro Davi;

Espero poder esclarecer as informações postadas por Vossa Senhoria conforme segue:
1. Nepotismo: o Sr. Domingos Abud é dentista, cidadão renomado na cidade e funcionário efetivo da Prefeitura Municipal. Fui nomeado na função de comandante da GCM, a pedido do então Secretário Salvador Grisafi. Nepotismo é quando um funcionário de alto escalão nomeia parentes para beneficio próprio em detrimento de pessoas melhor qualificadas. O Prefeito Evilásio está praticando nepotismo ao nomear um funcionário que tem currículo para bem servir Taboão da Serram só porque seu sogro é funcionário efetivo da Prefeitura?
2. Viagem nos dias 08 a 12 de outubro: que infelicidade esta publicação!!! No dia 08 de outubro fui para minha casa em Itanhaém e a tarde fui num churrasco na casa de meu amigo Paulo, da Universidade Santo Amaro. Dia 09 almocei na Praia do Sonho em Itanhaém. Dias 10 e 11 trabalhei na GCM normalmente. Dia 12 foi feriado!
3. Prestação de Contas da Cooperativa: A prestação de contas é anual, pela lei das cooperativas, até o mês de março de cada ano, quando é feita a votação Assembléia Geral Ordinária. As contas da de 2010 estão aprovadas pelo
Conselho Fiscal e registrada na Junta Comercial de São Paulo.
4. Convido-o a comparecer na sede da Secretaria, através do telefone 4788.2910, falar coma GCMF Janaina para agendamento. Estarei a sua disposição e de todos os cidadãos taboanenes para qualquer esclarecimento complementar.

Anônimo disse...

O q mais me revolta nessa administração nefasta é q vejo várias pessoas do alto escalão trabalhando na prefeitura,enquanto os de salários pequenos são exonerados,vejam o caso da funcionária do ps infantil q é parente do assessor Marcos Vinícius,um outro caso era do Sr Newton Callegari q era pai do secretário de educação Cesar Callegari um homem de idade avançada q constava na folha de pagamento apenas para complementar o salário do filho, porque ele foi procurado em todos os setores da prefeitura e não foi localizado,pois trata-se de pessoas do alto clero e ninguém tem coragem de denunciar,e vcs ainda perguntam o q esse vagabundo do prefeito tem tem em relação a saúde? isso é a mão de deus q está pesando em suas costas,porque a justiça divina não falha, aqui na terra ele é poderoso a grana dele compra todo mundo inclusive esses vereadores corruptos q foram comprados para não cassá-lo agora com Deus a coisa é diferente seu dinheiro não tem valor. esse desabafo é de um pai de família q foi demitido por esse suposto nepotismo e q recebia R$700.00 reais por mes.

David da Silva disse...

Coronel Silas:, em nome dos leitores do blog agradeço a presteza e o despojamento do senhor nas informações aqui prestadas. Reitero tb meu respeito ao cirurgião-dentista Domingos Abud, pai de vossa esposa, conquanto respeitada instrução do STF. E manifesto de público minha esperança que o senhor atue efetivamente sobre o abuso dos sons automotivos que infestam nossa cidade. Tenente-Coronel PM Silas Santana: o senhor tem neste blog um fiel aliado na missão que lhe foi confiada.

Anônimo disse...

Pelo que diz a Súmula Vinculante 13 é NEPOTISMo quando há parentes diretos ou indiretos trabalhando num mesmo serviço público, desde que haja nomeação. Se os 02 fossem CONCURSADOS a história seria outra.

Inspetor Borgatto disse...

O Cel. Sillas Santana foi comandante da GCM nos últimos três anos, e nunca vi jornal nenhum citar o seu nome. Agora, após assumir um novo cargo, um monte de "babacas" começam a detoná-lo sem ao menos conhecê-lo. Das duas, uma: ou está todo mundo querendo o cargo, ou estão com uma p... dor de cotovelo. A verdade é uma só, a GCM de Taboão nunca teve nenhum componente envolvido em escândalos, e ainda é um departamento da Prefeitura que tem a credibilidade do povo Taboanense. Isso incomoda muita gente.

Inspetor Borgatto disse...

O Cel. Sillas Santana foi comandante da GCM nos últimos três anos, e nunca vi jornal nenhum citar o seu nome. Agora, após assumir um novo cargo, um monte de "ANÔNIMOS" começam a detoná-lo sem ao menos conhecê-lo. A verdade é uma só, a GCM de Taboão nunca teve seu nome ou nome de seus integrantes envolvidos em escândalos, e ainda é um departamento da Prefeitura que tem a credibilidade do povo Taboanense. Isso incomoda muita gente.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o inspetor Borgato. A inveja paira na cidade. Sou comerciante e todas as vezes que precisei da Guarda, fui atendido com rapides e educação. É fácil criticar, elogiar tem que ter coragem. Boa sorte coronel Silas.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do inspetor Borgato. É facil criticar e assinar como anonimo. Toda vez que precisei da guarda, fui prontamente atendidoe com educação. Conheço alguns gcm e todos falam bem do silas. Boa sorte coronel e parabéns pelo ntrabalho da GCM.

Anônimo disse...

O Ministério Público deve agir URGENTE .... Não se pode deixar as coisas como estão .

Anônimo disse...

O Inspetor Borgato so defende o coronel Silas, porque o mesmo deu um cargo com um otimo salario ao mesmo, nessa guarda e facil comprar esses homens basta nomea-los que os mesmo passam a amalos, agora se colocar eles para trabalharem ficam loucos doentes rapidinhos...