terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Coração em brasa na Terra do Gelo

Jussanam: cantora, compositora e atriz brasileira radicada na Islândia
Quem frequenta o blog há mais tempo sabe que fiquei com o coração em frangalhos, alma em pandarecos, quando minha amiga Jussanam me contou, no ano passado, que um burocrata glacial disse a ela: “Vá embora. Saia daqui da Islândia”.
Ela ficou. Venceu. Hoje é cidadã islandesa.
Toda a saga nórdica dessa morena guerreira foi contada aqui.
E vai virar filme.
Encontrou na Islândia (Iceland = terra do gelo) o calor humano e reconhecimento artístico que nem sempre recebeu na sua calorosa cidade natal do Rio de Janeiro.
Ontem recebi um e-mail glorioso da Jussanam, com a entrevista dela publicada na edição especial de fim de ano do jornal Dagblaðið Vísir, maior diário daquele país.
Em julho estarei em Göteborg, e vou batalhar com meus amigos da Casa de Cultura Brasil-Suécia um convite para Jussanam cantar lá. Para afinal conhecer e abraçar pessoalmente esta brasileira cheia de venturas.
Segue cópia da reportagem com a tradução feita por Jussanam, que agora já domina o idioma dos legendários vikings.
Veja a reportagem no original aqui


Íslenskir verndarenglar veittu hjálp

(Anjos Islandeses forneceram ajuda e proteção)


Qual foi a coisa mais importante que aconteceu com você e sua família este ano?
Sem dúvida, foi que eu e minha filha nos tornamos cidadãs Islandesas.

Quais foram os maiores obstáculos da família?
Os maiores obstáculos foram perder os meus vistos de residência e de trabalho e ter que sobreviver sem o meu emprego regular na Hliðaskjóli.

Você os superou? Como?
Eu superei esses obstáculos cantando o máximo que eu pude, e também com a ajuda de alguns islandeses que foram como "Anjos" para mim. Alguns deles eu não conhecia antes dessas dificuldades. Na verdade, todo o apoio que recebi dos islandeses em geral e dos meus amigos  pessoais, mesmo o mínimo deles, me ajudou a superar esses obstáculos.

O que você e sua família fizeram para que você se orgulhe deste ano?
Nós estivemos unidas frente às adversidades e estou orgulhosa que nós trabalhamos como pudemos pra manter a nossa dignidade. Eu, cantando, e minha filha tomando conta de crianças. Também... a decisão do Ministério da Justiça me deixa muito orgulhosa porque a decisão foi positiva, com base nas minhas habilidades artísticas. Contribuição para a vida Cultural Islandesa e forte relação com a Islândia e o seu povo. Como artista, eu não poderia estar mais orgulhosa.

Como foi o ano no geral para você e sua família?
Voltei para o meu trabalho em Hliðaskjol em agosto, após um ano à espera de respostas e foi muita emoção. Atualmente, eu estou trabalhando em um Jardim de Infância e minha filha está trabalhando em uma escola,  cuidando de  crianças especiais. Eu ganhei um monte de novos e ótimos amigos, e parece que o amor chegou também, mas só o tempo vai confirmar isso.

O que você espera para 2012?
 Eu espero que seja um ano melhor para todos nós na Islândia, já que estamos enfrentando uma crise desde que cheguei, em 2008. Espero gravar um novo CD com músicas originais escritas por mim e em parceria com diversos compositores. Espero encontrar uma gravadora ou um produtor. Espero expandir meu trabalho musical e espero Paz para o mundo inteiro.


Ouça Jussanam em You Can Count On Me Because I´m A Woman (Pode contar comigo, porque sou mulher), composição dela em parceria com o pianista sueco Harald Erici

2 comentários:

Jussanam disse...

David, você vai estar em Gotemburgo em Julho? Que noticia boa! Vou estar lá em Agosto. Acho que tenho que planejar as datas pra ver se te encontro por lá. Já contatei o Clube Brasileiro e vou cantar lá , quando eu for. A Clara Neto é um amor, eu já cantei lá quando estive em Gothemburgo em 2009.Espero te ver por lá. Beijos!!!

David da Silva disse...

Legal, Jussanam, vamos fazer de tudo pras nossas agendas coincidirem. Beijos, e até breve!!!