segunda-feira, 4 de junho de 2012

A eleição, os trânsfugas, e A Tempestade

Fernando Fernandes recebe de volta o apoio de políticos que integraram seu
govêrno, e depois serviram à administração do atual prefeito. Foto: Edu Toledo
O que o público presenciou na manhã de sábado, 2 de junho, na Câmara de Taboão da Serra, é muito próximo do que a plateia assistiu em Londres no dia 1° de novembro de 1611 na estreia da peça A Tempestade, de William Shakespeare.
Naquele texto do dramaturgo inglês, o personagem Próspero perde o poder como duque de Milão, e acaba exilado em uma ilha. Seus antigos aliados se unem a um rei, inimigo de Próspero.
Quando o navio com seus traidores passa perto de onde está confinado, Próspero usa seus poderes mágicos, e com a ajuda de um espírito provoca forte tempestade. Os náufragos se vêm de novo à frente daquele a quem atraiçoaram.
Próspero se dispõe a perdoar os que o trairam, desde que o levem em seu navio, de volta ao poder que havia perdido.
 “... já que recuperei o meu ducado, perdoando a quem me traíra (...) Se quereis que os vossos crimes vos sejam perdoados, deixai, pois, que a vossa indulgência me absolva”.
(Discurso final de Próspero - Ato 5° d’A Tempestade, de W. Shakespeare. Tradução: Esther Mesquita)

14 comentários:

Anônimo disse...

Sou de opinião que os políticos não se traem. O povo é traído pelos seus conchavos e interesses pessoais. Se assim não fosse a petezada jamais estaria no mesmo governo do cabaceira. Mas como dizem: "trair e coçar é só começar"!

Anônimo disse...

O PT foi durante muito tempo atrás sinônimo de dignidade. Mas o tempo passou e ele se tornou o pior partido do Brasil, envolvido em corrupção e mazelas.

Agora, esperar o quê daquelas pessoas da foto? Os petistas adoram chamá-los de "direita" o que ideológicamente todos iguais, só pensam em roubar o povo e tirarem proveitos pessoais.

Em outras palavras não temos mais em quem acreditar e nem em quem votar.

Anônimo disse...

Por falar em “petezada”, li no Taboão em Foco que um tal ex-secretário anda falando mal do antigo patrão. Mas é esquisito isso. Afinal, esse mesmo cara fez tudo para derrubar pelo menos uns quatorze, dentre eles o próprio prefeito com o processo dos “congressos”. Não é à toa que o pt ficou marginalizado pelo alcaide.

Anônimo disse...

Vergonha - agora é o aluguel de carros na prefeitura. Vai acabar o mandato do cabaceira e ele vai deixar só as dívidas. Devia ir pra cadeia no lugar dos vinte e seis. Tome, povo, vote no Aprigio que é indicado dele. Quem sabe esse também venda até a alma para salvar o povo da cidade.

Anônimo disse...

O PT da cidade já acabou há tempos, os pelegos somente pensam em salvar a própria pele e a qualquer custo, ora um empreguinho com ótimo salário aqui, ora um carguinho para a esposa com salário de R$ 5.000,00 (vide professor Moreira e outros), seria até boa opção se não tivessem sido párias do Doutor Cabaceiras. Na visão de politicos desta estirpe o que importa são as contas bancárias gordas e a cidade que se lixe. O que foi retratado nesta ótima compilação de David é que mudam-se as moscas, mas, o cocô continua a cheira mal, mesmo com o passar dos tempos.

Anônimo disse...

O professor Moreira do PT, não leciona, não é vereador, não tem emprego fixo, vive apenas da ONG no Clementino. Mas pasmem, tá com uma CRV HONDA PRATA de 120.000,00 zero km. ainda exibe por todos os lados. Igual é o ex-vereador Arnaldinho, vai trabalhar com um VELOSTER de ultima geração, será que a policia não tá vendo???

Anônimo disse...

O VEREADOR OLIVIO COM SUA ELEGANCIA USA O EX MARCO PORTA QUE NAO ENTENDE NADA DE POLITICA E CONVIDA PARA REUNIAO DO FILHO TRAZENDO MARCO PORTA QUE RENDE A OLIVIO MATERIA NOS JORNAIS... MARCO PORTA ATE AONDE VC SERA BURRO...

Anônimo disse...

O FERNANDO ACEITA UM CARA DESSES ENQUANTO SEUS COMPANHEIROS COMENDO PAO E AGUA TRAS ESSE HOMEM CHAMADO DE MARCO PORTA PARA TIRAR UMA CADEIRA...

Anônimo disse...

Fernando voce deveria trazer tambem o Tales Franco que falou ao vereador Paulo Felix e Olivio que seria seu vice pois voce segundo Tales estaria de barriga grande e iria morrer logo e ele asumiria a prefeitura leva ele embora que ninguem quer ele.

Anônimo disse...

É moda ver políticos sem atividades "ganharem" muito dinheiro. Carros novos, importados, boa vida, tudo sem "bar um prego" no sabão. Mas segundo o comentário, são amigos do "rei da cabaceira". Quer coisa melhor ! Não chorem, faltam só seis meses para a mudança e esta virá com certeza afastará da cidade toda essa leva de inconsequentes "paraíbas".

Anônimo disse...

Pois, que o "diabo" os leve para qualquer das profundezas e deixem o povo do Taboão em paz e felizes para sempre ! Adeus Evilásio, já vai tarde !

Anônimo disse...

Ex-corretor de imóveis e ex-vereador cadeieiro com Veloster pelas ruas somente em TS. No pátio da prefeitura vez ou outra aparece um Mustang GT azul e branco avaliado em R$ 200.000,00, de qual nobre apadrinhado será? É por isso que o Doutor Cabeceiras ganhou o prêmio da FIESP de ¨gestão eficiente dos recursos públicos¨??? Cadê o Ministério Público para investigar enriquecimento ilícito nesta cidade, meu Deus ?????

Anônimo disse...

Pessoal, não é somente político desonesto que fica milionário em Taboão com falcatruas diversas, eesas Ongs, Casas de Apoio a não sei o que da vida tem seus responsáveis muito bem na cidade. O carro mais simples que encosta na porta são Mitsubish Pajero. São entidades muito carentes. Na hora de aparecer em público, todo mundo põe uma roupinha simples e faz cara de mané.

Anônimo disse...

O vereador Queiróz instituiu na cidade o ¨Dia do Cliente¨. O assessor do nobre parlamentar não teve dificuldades para acessar o Google e copiar a tal data. Parabéns vereador, isso é que é fazer juz ao ótimo salário de voces.