quinta-feira, 12 de julho de 2012

Justiça determina fim da função dupla motorista/cobrador

Protesto contra acúmulo de tarefas 

Reprodução: Facebook
A 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho decidiu nesta 4ª-feira 11 de julho, que motoristas de ônibus estão proibidos de conduzir o coletivo e ao mesmo tempo receber passagens.
Mas... não se anime, você que utiliza transporte público em Taboão da Serra.
A medida judicial se aplica às linhas de ônibus de Belo Horizonte (MG).
O blog já noticiou proibições da dupla função de motorista/cobrador em cidades brasileiras como Londrina (PR) e São Bernardo (SP) – relembre aqui e aqui.

Omissão legislativa
Em dezembro de 2009 a Câmara de Vereadores de Taboão da Serra aprovou projeto de lei que determina a volta dos cobradores de passagens aos ônibus das linhas municipais (circulares).
A norma legal foi assinada pelos vereadores José Luiz Elói (então presidente da Câmara, e hoje com seus direitos políticos suspensos pela Justiça), José Aparecido Alves, e José Valdevan de Jesus dos Santos.
Apesar da aprovação do projeto pelo trio, nenhum dos autores acionou judicialmente o prefeito Evilásio Farias pelo descumprimento da regra.
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de São Paulo já fez acordos com donos de empresas de ônibus para que a tarefa dupla motorista/cobrador seja mantida.

5 comentários:

Anônimo disse...

Não concordo que volte os cobradores e nem que os motoristas façam essa função. É preciso instalar bilhete eletrônico nos circulares, fica mais barato e mais seguro para todos. Dinheiro em ônibus atrai marginais e cobrador recebe salário e aumenta a passagem. É preciso vontade política para se fazer a coisa melhorar e TS não temos politicos de qualidade para entrar nesta luta.

Anônimo disse...

Sou motorista, motociclista e pedestre.
A maior parte das vezes, utilizo transporte publico, afinal, encontrar lugar,seguro, para estacionar não é fácil e todo canto tem zona azul.
O único argumento sensato para não ter cobrador é integração e de duas horas e não de uma hora apenas como cogitam, afinal uma hora é o tempo que se percorre 1km em Taboão.

Os motoristas dos circulares são verdadeiros heróis,conseguem a façanha de dirigir e cobrar sem causar acidentes.

Anônimo disse...

A função do profissional cobrador, muito além de cobrar é auxiliar passageiros com mobilidade reduzida, dar orintações a passageiros etc, e abriria mais oportunidades de emprego, acredito a catraca eletronica ainda não tem estas atribuições.

Francisco disse...

Amigo Jornalista favor corrija o nome do vereador CIDO, o nome dele correto é José Aparecido Alves, obrigado.

julio bandeira disse...

e uam pratica abusiva e desleal ajudem a divulgar essa campanha https://www.facebook.com/OperacaoPeloFimDaDuplaFuncaoEuApoio