segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cassação de Onishi não impede sua posse em 2013

Passados exatos 15 dias da data em que foi reeleito, o vereador Ronaldo Onishi (PSB) pode ficar fora do cargo até o final deste ano. Ele foi cassado na tarde de hoje por ter trocado de partido sem justa causa. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não proíbe Onishi de assumir novamente seu mandato no próximo 1º de janeiro. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral, caso o vereador queira reverter sua cassação.
O político assumiu a cadeira em julho de 2011, após o vereador Natal ser afastado por ordem judicial. A vaga pertencia ao PPS, partido de origem de Onishi, que coligou com o PP do vereador Natal em 2008.
Em outubro do ano passado Onishi trocou o PPS pelo PSB do atual prefeito Evilásio. Ele alegou que mudou de partido por ter “sofrido grave discriminação pessoal no PPS” quando esta sigla passou a ser presidida pelo filho do ex-prefeito Fernando Fernandes.
O argumento não convenceu os juízes do TRE-SP que cassaram o vereador por unanimidade em sessão plenária.

Cassação do político foi destaque no site do TRE
Prazos e nomes
Não há até o momento notícia se a advogada Roberta Michelle Costa esteve presente na sessão de julgamento do TRE-SP para fazer a defesa oral do seu cliente. Caso tenha comparecido, o prazo conta a partir desta 3ª-feira, 23 de outubro. Do contrário, a matéria vai para o Diário Oficial do Estado, e conta-se a partir do dia seguinte à data da publicação.
Pela lei, político cassado por infidelidade partidária deve desocupar o gabinete no prazo de 10 dias.
A definição sobre o suplente que pode assumir o lugar de Onishi também só será conhecida após pronunciamento da Justiça Eleitoral. Foi grande o troca-troca partidário em Taboão da Serra entre os pretendentes à vaga na Câmara de Vereadores.

Trajetória
Nascido em Itapecerica da Serra, o advogado Ronaldo Onishi, 41 anos, chegou à Câmara de Taboão da Serra após três tentativas.
Sua primeira disputa para vereador foi no ano 2000 pelo PPS, quando obteve 658 votos. Em 2004 ficou na suplência com 1.285 votos também pelo PPS. Em 2008 voltou a candidatar-se pelo mesmo partido, conquistando os 1.703 votos que lhe valeram a vaga desocupada após a prisão do vereador Natal.
No último 7 de outubro, já no PSB que custou-lhe a perda do atual mandato, o político reelegeu-se com 2.049 votos.

3 comentários:

Anônimo disse...

fiquei muito envergonhado com o que vi hoje a tarde 23.10.2012 pude ver o senhor vagner eckstein, candidato a vice prefeito derrotado na ultima eleição e atual vereador do municipio, assim tambem com a atual vice prefeita de taboao da serra marcia e tambem derrotada, por tentar candidatar se vereadora, ambos no campo limpo em frente a caixa economica planfetando para haddad, pois os mesmo abandonaram a administraçao para garantir seu cargos em sao paulo, enquanto isto ts fica as traças, esta la wagner eckstein, marcia e toda militancia do ptde taboao da serra, em sao paulo tento seu novos cargos... depois critica o serra que abandonou sp de seu mandato... que vida ver o vagner plafentado e dissendo domingo é haddad na cabeça amigo e ver a marcia com a bandeira balançado é comico e humilhante ver ate que povo se sujeitam para ganhar seu salarios que vergonha hein...

Anônimo disse...

Puxa, quer dizer que os ptralhas do PT taboanense estão tentando uma boquinha na prefeitura de SP? Será muito dificil, pois, torço para que o Serra vença em São Paulo. Ninguém merece pagar salário para gente desocupada mamar nas tetas da prefeitura. Não fizeram nada de útil em TS e também não fariam em SP.

Anônimo disse...

DAVID, como sempre matéria impecável.

Legal mesmo é saber que o pupilo do MONSENHOR - ficará sonhandooooooooooooo com a
cadeira do ONISHI!