quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Liceu fechado revolta arte-educadores

Foto: Ricardo Vaz  |  Prefeitura de Taboão da Serra
A paralisação das atividades do Liceu de Artes da Prefeitura de Taboão da Serra na última 2ª-feira, 15 de outubro, surpreendeu a população. A Secretaria Municipal de Cultura não emitiu comunicado prévio à sociedade.
O encerramento súbito das aulas contradiz a postura da administração municipal na semana anterior.
Na 5ª-feira da semana passada, 11 de outubro, no último dia útil antes da interrupção, a própria prefeitura liberou notícia para a imprensa divulgando a ampliação das atividades do Liceu.
Os pagamentos dos professores de artes eram terceirizados por uma ONG católica, depois que outras ONGs foram dispensadas suspeitas de recebimento inadequado de verbas da prefeitura local.

Sob suspeita
O Liceu de Artes já esteve fechado entre setembro de 2011 até fevereiro deste ano. No curso da Operação Cleptocracia (“govêrno de ladrões”) a Delegacia Seccional de Polícia detectou irregularidades nos pagamentos efetuados pela ex-secretária da Cultura.
Foto: Allan dos Reis | Taboão em Foco - setembro/2011
O prefeito Evilásio mandou encerrar as aulas para efetuar sindicância interna.
Inaugurado em 21 de dezembro de 2007, o Liceu Municipal de Artes era propagandeado pela atual administração como “o primeiro liceu público totalmente gratuito da América do Sul”.
O novo fechamento do órgão no início desta semana causa revolta em pais de alunos, nos estudantes e nos arte-educadores demitidos.
Em sua página na rede social Facebook, a atriz e educadora Naruna Costa desabafou. “Este foi o presente dos professores de teatro de Taboão da Serra: demissão”.
A dispensa dos arte-educadores se deu exatamente no Dia dos Professores.
A também atriz e arte-educadora Martinha Soares havia pedido demissão de um projeto anterior onde atuava, para optar pelo Liceu de Artes taboanense. Iniciou um projeto com quatro turmas. Ao ser dispensada, obteve da administração municipal o veredito lacônico: “Infelizmente não daremos continuidade ao projeto na cidade”.
O contrato com os profissionais da Arte tinha validade até o próximo 30 de dezembro.

ATUALIZAÇÃO – Alunos, professores e direção do Liceu reuniram-se na tarde de ontem, confirmando o encerramento das atividades.
Horas depois do encontro de despedida do Liceu, a Comunicação Social do prefeito expeliu uma nota oficial desdizendo o que havia dito na “nota oficial” cometida horas antes:
“A Prefeitura de Taboão da Serra informa que não haverá interrupção dos cursos e oficinas do programa “Cultura para Todos” como era previsto pelo planejamento anual da Secretaria de Cultura. A decisão foi anunciada na noite de ontem pelo refeito Evilásio Farias para que não haja prejuízo de alunos e professores.
Durante esta semana as aulas foram suspensas para realização de reuniões pedagógicas entre a coordenação dos programas, professores e representantes dos núcleos, e serão retomadas normalmente a partir da próxima segunda-feira.”

6 comentários:

Sueli disse...

Precisamos de mais David's... é de pessoas assim que a sociedade brasileira precisa... Caro, como vc colabora - mostrando aos cidadãos de bem esses casos estranhos dessa administração fraudulenta do Evilásio - colabora sim, propagando informação de qualidade!! E vamos divulgar informação precisa sim, de qualquer governo que seja. Claro que, se o governo faz seu devido papel, as propagações a respeito serão plausíveis. Não vamos mais tolerar qualquer tipo de corrupção...

Grande abraço,

SZAFIR disse...

SERA QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA MANTER O LICEU, ANTES DE VENCER O CONTRATO (DINHEIRO JÁ COM DESTINO CERTO), POR TER HAVIDO PAGAMENTOS ABSURDOS COM SHOWS EM PRAÇAS - PARA ALIENAR A POPULAÇÃO - SHOWS QUE EM NADA ACRESCENTA ÀS PESSOAS, ÀS CRIANÇAS, SHOWS DE CALCINHA PRETA, CALCINHA BRANCA, SEI LÁ QUE COR ETC E TAL?!

Anônimo disse...

Perguntem a senhroa vice-prefeita tudo sobre a cultura. Ela responde a processo por apropriação de verba daquela pasta. Será que já resolveu tudo ? ou foi por isso que o dinheiro acabou e o liceu fechou ? responda senhora vice !

MEL disse...

ALIÁS, É UM FATO NO MÍNIMO ESTRANHO - UMA VICE-PREFEITA COMO SECRETÁRIA DE CULTURA... NO MÍNIMO ANTIÉTICO... ONGs QUE NÃO PAGARAM PROFESSORES, ETC E TAL... ONGs TAIS QUE ESTÃO TODAS SOB JUDICE...

ZÉ MARIA D' LUCENA disse...

Amigas e amigos taboanenses.
Os direitos culturais são parte integrante dos Direitos Humanos. Estão indicados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966)... T
Todas as pessoas devem participar da vida cultural de sua escolha, e exercer suas próprias práticas culturais.
Não é o que vemos na cidade de Taboão da Serra com a falta de respeito com os artistas, professores e principalmente o povo que gosta das Artes e quer aprender a fazê-las.
O fechamento do Liceu de Artes fere todos os direitos e a dignidade do cidadão. Fere os Direitos Humanos. Em vez de promover a formação cultural, desde iniciação artística básica, ao estudo técnico através de cursos específicos de longo prazo e aprimoramento, capacitação e qualificação profissional, construindo assim uma identidade cultural e dando possibilidade de acesso do cidadão taboanense ao ensino superior nas linguagens artísticas, o que vemos é o descaso, abandono.
Não digo retrocesso, pois outrora havia Cultura nessa cidade. Uma identidade cultural com o Mapa Cultural Paulista, Revelando São Paulo, Taboarte. Projeto 5 vezes Martins Pena, Implantação de Cultura, UTT (União Teatral Taboão), Escola de Bailado, Escola de Música com o grande Maestro Edison.
Há uma necessidade urgente de resgatar a nossa identidade cultural. Ela mesma é fator condicionante da relação do individuo com a sociedade. É por meio dela que o individuo se adapta e reconhece um ambiente como seu.
Sem a identidade cultural seria impossível que as pessoas se encaixassem em uma sociedade com características próprias.
A partir de janeiro de 2013, vamos reconstruir o que está sendo destroçado pela atual administração. Ela está terminando o seu mandato político, mas não conseguirá exterminar dentro de nós a paixão pela Cultura.
José Maria de Lucena (ator, diretor teatral, professor de Artes nas redes públicas de ensino de Embu e Taboão da Serra. Por 20 anos coordenou a Encenação da Paixão de Cristo em Taboão da Serra).

Anônimo disse...

AS URNAS DERAM UM GRANDE RECADO PRA VICE PREFEITA MÁRCIA DO PT .....