terça-feira, 27 de novembro de 2012

Movimento Negro precisa unir-se, diz militante

Osvaldinho Teixeira - Foto: David da Silva - 23.jan.2009
Por Osvaldinho Teixeira

O Movimento Negro de Taboão da Serra é totalmente fragmentado. Impossibilitado de realização de eventos tanto festivos quanto de reflexões.
O conselho constituído há alguns anos é totalmente desarticulado.
Não consegue se conectar com a população, nem colaborar com as demandas.
Limita-se a criticar o que é feito pela Coordenadoria - COPIR, que trabalha somente com uma pessoa, sem estrutura e com verba deficiente do próprio governo de não respeitar as questões raciais e transversais.
Houve lançamento do livro da lei 10.639/03 e 11.645/08, sem a mínima comunicação para as entidades e menos ainda para o Conegro e Copir.
O Movimento Negro de Taboão da Serra precisa urgentemente ser reestruturado com pessoas esclarecidas, que possam contribuir para a efetiva política. E não com pessoas que façam boicotes vislumbrando um cargo ou posicionamento em futuros governos.
Atacar o que é feito só mostra a desinformação, e resulta em tiro no próprio pé.
Estes ataques internos no próprio movimento atrapalham no entendimento popular da nossa contribuição na construção do país.
Prejudicam a formação da consciência que o Brasil tem uma dívida histórica e trabalhista com os africanos e afrodescendentes.
Agora não é o momento de se colocar contra, e sim agrupar ideias e ações.
O povo que não conhece sua cultura, origem, crença e raça, é como árvore sem raiz.

Saiba mais sobre o Projeto Tambolano aqui
Rua Enedite Maria Jatoba, 126 Jardim Leme
Biblioteca Multicultural Tambolano - Sala de Leitura Eliza Geralda Teixeira de Jesus
Rua Rioji Ido, 149 Jardim Leme
Taboão da Serra - São Paulo

Um comentário:

Leila Dias disse...

Infelizmente ainda lutamos contra nós mesmos, Oxalá permita que um dia as pessoas que se dizem militantes acordem para esta divisão, pois desta forma não se alavanca nenhum sucesso e as questões que são em comum ficam solitárias e individuais, que fica a dica.