terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sarau do Binho distribui livros hoje no Terminal Campo Limpo

Binho nasceu em 27.nov.1964 em Taboão da Serra
Foto: Reprodução
O poeta e agitador cultural Robinson Padial, o Binho, criador do Sarau que leva seu apelido, comemora hoje 48 anos de vida distribuindo livros à multidão de usuários do terminal de ônibus no bairro Campo Limpo, zona sul da Capital São Paulo.
O projeto “Não Matarás Nenhum Brasileiro”, apesar do mandamento bem atual, foi lançado em 27 de novembro de 2004.
A ideia original foi incentivar financeiramente o gosto pela leitura. Pessoas humildes que liam livros do acervo do Sarau do Binho recebiam pequena quantia em dinheiro como “retorno” por desenvolver o hábito de ler.

Sina pioneira
Primeira vez que falei do Binho aqui no blog foi em 21 de julho de 2007, no lançamento do livro bilíngue português/espanhol Donde Miras, parceria dele com seu cunhado Serginho Poeta. Nascia ali também o projeto da Caminhada Cultural pela América Latina – que tive o prazer de batizar Expedición Donde Miras.
A andança literária que já deixou rastros nos percursos São Paulo-Curitiba (via Vale do Ribeira), litoral e interior paulistas e de Santos (SP) a Paraty (RJ), não foi o primeiro atrevimento poético-caminhante de Binho.
Foi em seu antigo comércio no bairro Jd Kennedy, região do Campo Limpo, onde nasceu o evento Noite da Vela, primeiro sarau literário-musical realizado em boteco na zona sul paulistana, em 1996. No ano seguinte Binho e seus colegas de versos arrancavam propagandas de políticos dos postes de rua, as cobriam de poemas, e devolviam as placas aos postes, gerando aí o neologismo Postesia.

Livros sobre duas rodas - Foto: David da Silva
Poesia andarilha
Em 2004, seguindo a trilha do Sarau da Cooperifa criado anos antes por Sérgio Vaz e Marco Pezão, batizou-se oficialmente o Sarau do Binho.
O último bar que abrigava o movimento, ao lado da Uniban-Campo Limpo, foi fechado meses atrás por perseguição política da prefeitura. Desde então, o sarau cumpre uma itinerância poética por vários pontos culturais da Capital, Grande São Paulo, interior paulista e outros Estados.
A grande estrela da tarde desta terça-feira na distribuição de livros será a Bicicloteca, biblioteca pedalante criada por Binho em agosto de 2009.

Serviço:
NÃO MATARÁS NENHUM BRASILEIRO
Distribuição de livros no
Terminal de ônibus Campo Limpo
Hoje, 27 de novembro – 17 horas

3 comentários:

Binho disse...

Obrigada pelo post, David!

Anônimo disse...

Olá DAVID, como nem só de buteco vive o homem, fiquei feliz com a foto postada no Jornal Atual sobre nossa ida a Jaguariúna. Foi um sucesso o jogo, ainda que somente empatando. Abr. João Melo

Leila Dias disse...

Bela iniciativa, nossa população precisa de cultura de qualidade, parabéns