terça-feira, 13 de novembro de 2012

Nascido em Itapecerica mora sobre árvore em São Paulo

O itapecericano Diego em sua casa-árvore - Foto: Epitácio Pessoa | Estadão
Até seus 14 anos, Diego Ribeiro de Souza morou com sua avó em Itapecerica da Serra, mesma cidade onde nasceu.
Hoje com 26 anos, mora na casa que ele próprio montou nos galhos de uma centenária figueira branca na Avenida 23 de Maio, no centro da Capital São Paulo.
Diego contou à repórter Juliana Deodoro, do jornal O Estado de São Paulo, por que saiu de Itapecerica da Serra:
“Eu chamava minha avó de mãe. Depois que ela morreu, meus tios me maltratavam e fugi de casa”.
Seu lar agora é formado por pedaços de madeiras presos aos galhos da figueira. Cobertores servem de paredes sob o teto de plástico.
É a segunda “casa” que Diego construiu na mesma árvore. "Na antiga, tinha uma parede de madeira que deixava ela fechadinha. Pintei tudo de verde e, se você olhava de longe, não percebia que a casa estava entre as folhas", conta ao lembrar que há dois anos sua moradia foi destroçada por funcionários da prefeitura.
Faz sua higiene diária em duas bicas de água limpa nascente próximo à sua casa-árvore. As roupas são estendidas nos galhos mais finos, improvisados como varais. Neles também pendura objetos pessoais.
Mas nunca vai “pra rua” sem seus pertences na mochila: escova de dentes, desodorante, xampu, sabonete, escova de lavar roupas, isqueiro, cigarros e camisinha.
"Aqui me protejo da polícia, dos noias e de outros moradores de rua. Era meu sonho mesmo ter uma casa na árvore. Tem dia em que sento ali em cima e viajo... a 23 de Maio subindo e descendo."
O barulho do trânsito não empata seu sono. "Vira até sinfonia". Mas curte o som da madrugada: "É a única hora de silêncio."
Diego tem consciência cidadã: "Queriam comprar a casa por R$ 500 duas semanas atrás. Fiquei quase ofendido. Para começar, esse aqui é um espaço da Prefeitura. E outra: é a minha casa, não posso vender. Olha essa vista! Todo dia agradeço a Deus por essa árvore".

Reproduzido de: Estadão

Nenhum comentário: