domingo, 16 de dezembro de 2012

Chuva de livros inunda o bairro Piraporinha

Artistas da Cooperifa doaram 10 mil livros - Fotos: Viviane de Paula
A meteorologia já tinha previsto. Não deu outra - muita chuva sobre a cabeça dos paulistanos na manhã do sábado 15 de dezembro.
Mas quem transitou pelo Largo do Piraporinha se encharcou de conhecimento na tempestade literária provocada pelos bons ventos que sopram de dentro da Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). O fenômeno editorial teve a cobertura do blog bar & lanches taboão e da Agência Brasil.
Enquanto as nuvens precipitavam quase a metade da chuva programada para o mês inteiro, no curto período das 11h às 13h foram distribuidos 10 mil livros grátis.
Homem protege livro debaixo da camiseta
O epicentro do banho de cultura sobre o povo ocorreu na esquina da Estrada do M’Boy-Mirim com a Avenida Inácio Dias da Silva, na periferia da zona sul da cidade de São Paulo.
Transbordando de cidadania os poetas entregaram os livros doados pela Global Editora, Revista Trip, Editora da Unesp, Secretaria Municipal de Cultura e Imprensa Oficial.
Como em tudo o que se faz na periferia tem bar envolvido, a entrega de livros pela Cooperifa teve o auxílio luxuoso de dois botecos. O Bar do Zé Batidão, quartel-general da trupe de artistas, colaborou com mesas e barracas. A festa literária aconteceu em frente ao Bar do Litrão Morena, que forneceu energia elétrica para o equipamento de som usado no encontro da população com a literatura..
A animação foi feita pelo músico Thaíde, ex-apresentador do programa Manos e Minas (TV Cultura), e hoje na TV Band.

“Quem lê enxerga mais”, frase de Sérgio Vaz
 Ao povo em forma de arte
A “Chuva de Livros da Cooperifa” se dá desde 2008.
“Esse papo de que as pessoas não gostam de ler é mito. Não leem porque não têm acesso ao livro”, disse Sérgio Vaz à jornalista Marli Moreira, da Agência Brasil.
Em meio ao aguaceiro, os pedestres protegiam como podiam as obras recebidas, inclinando carinhosamente seus guardas-chuvas sobre os exemplares. Outros agasalhavam os livros debaixo da roupa.
Sem saber que falava com o dono deste blog, um senhor aconselhou o repórter: "Quando você estiver com algum problema, procura ler pra aliviar a cabeça", disse o homem enquanto escolhia onde pisar entre as poças da calçada.
A campanha “Natal com Livros” é a resposta da Cooperifa à chuva de balas que tem ensopado de sangue a Grande Sampa e outras quebradas do País.
De minha parte, suspendo aqui o meu relato, pois é por trás de uma cortina de lágrimas que contemplo o rosto comovido deste homem das ruas ao receber o seu presente de Natal.

Um comentário:

Jane Marta disse...

Precisamos de mais ações como esta em todas as partes deste nosso lindo país.