sábado, 20 de abril de 2013

Ciba-Geigy vai festejar aniversário na Praça Luiz Gonzaga

Nem adianta insistir.
Para o povo de Taboão da Serra, ali é a fábrica da Ciba-Geigy.
Instalada no topo de um morro entre o Pirajuçara e o Jd São Judas, a imensa indústria farmacêutica serve até de referência geográfica. A razão social mudou há 17 anos para Novartis, mas a tradição do antigo nome perdura.
Consultório móvel da Novartis estará no Pirajuçara na 5ª-feira
Foto: Divulgação
Na próxima 5ª-feira, 25 de abril, a empresa comemora sua data de fundação com prestação de serviços à comunidade. O festejo-atendimento será na Praça Luiz Gonzaga, no Pirajuçara.

No tempo da Cibalena
Por volta dos meus 21 anos, eu sentia um orgulho pós-juvenil meio besta ao ler, na embalagem de alguns produtos da Ciba-Geigy, que aquele medicamento era fabricado na minha cidade. Confesso que até hoje me compraz ler Taboão da Serra no endereço do Cataflan, do Voltaren, e outros.
Mas a rainha da identidade Taboão+Ciba era a afamada Cibalena.
Nem sei se este analgésico é (ou foi) produzido na unidade da fábrica em Taboão ou outra filial. Mas sempre que alguém reclamava de dor perto de mim, eu rapidinho: “Toma Cibalena!”. Só pra dizer que o remédio era feito no lugar onde vivo e nasci... Acho que tenho até direito a uma coca-cola de tanto que ajudei a vender Cibalena.
Santo remédio contra febre, dor de cabeça, dor de dente, dor muscular, resfriado, artrite, sinusite, dor de ferimentos e cirugias... Achou muito? Ela ainda combate enxaqueca e cólica menstrual.
Um jingle veiculado no Norte e Nordeste brasileiro cantava que Cibalena cura desde aperreio pelo bode ter atolado na lama, até dor-de-corno...
Tamanha aceitação popular, tão baratinho seu preço, que quando uma pessoa não presta, costumava-se dizer: “Aquela alí não vale uma cibalena!”.

Fábrica da Novartis (Ciba-Geigy) em Taboão da Serra
Desbravando Taboão
Na década de 1970 a ligação entre o bairro São Judas com o centro comercial do Pirajuçara era uma lástima.
Foi a Ciba-Geigy quem construiu e pavimentou a Avenida Ibirama em parceria com a prefeitura. Rompia-se a última fronteira de isolamento entre regiões na periferia de Taboão da Serra. O então prefeito Armando Andrade concedeu cinco anos de isenção de IPTU à empresa, em reconhecimento por este serviço. A primeira fase da construção da fábrica e a pavimentação da avenida foram inauguradas em julho de 1977.
A produção inicial da Ciba em Taboão era em torno de 35 milhões de embalagens.
Em 7 de julho de 2007 publiquei aqui que a Novartis/Taboão da Serra produz um bilhão de comprimidos por ano. A meta da empresa foi transformar a unidade taboanense em plataforma de exportação de medicamentos genéricos.

Festa e benefícios
O laboratório Novartis  estimula uma vez por ano seus funcionários a prestar serviços filantrópicos. Na próxima 5ª-feira será a 17ª edição do que a empresa chama Dia da Parceria.
Uma carreta com consultórios prestará medição da pressão, orientação sobre alimentação saudável, combate à dengue, estímulo e esclarecimento sobre doação de sangue, órgãos e medula.
A vacinação de idosos, distribuição de camisinhas e vermífugos para humanos e cães completam a prestação de serviços à Saúde a ser feita pelos cerca de 400 voluntários da Novartis.
O clima festivo do dia ficará por conta de artistas de Taboão da Serra em diversas modalidades (música, dança, sarau, leitura dramática, vídeos) e atividades esportivas.
Também estarão montados postos do Sebrae e do Banco do Povo Paulista.
Quem está fora do mercado de trabalho vai receber dicas de elaboração de currículo e como se portar em entrevistas de seleção de pessoal.
Uma presença que deve atiçar o público é a senhora Elke Giorgierena Grunnupp Evremides, de 68 anos, que gosta de pintar rosto e cabelos com cores extravagantes, é nascida na Rússia, se naturalizou alemã mas mora no Brasil deste pequenininha.
Imagina só a bagunça que ela vai aprontar.


SERVIÇO

Dia da Parceria
Dia 25 de abril (5ª-feira) das 8h às 19h
Local: Praça Luiz Gonzaga – Pirajussara
Taboão da Serra

Realização: Novartis / Prefeitura Taboão da Serra

Nenhum comentário: