quarta-feira, 26 de junho de 2013

Protestos do Brasil repercutem na Islândia


Criança islandesa contra a corrupção no Brasil
Recebi nesta semana um e-mail da minha querida amiga atriz e cantora Jussanam, que vive na Islândia desde o início de 2008. Ela me conta do ato público realizado no centro de Reykjavík, capital do país, em solidariedade às manifestações de massas realizadas atualmente por todo o Brasil.
Brasileiros radicados na Islândia, juntamente com islandeses moradores da capital, se reuniram na noite do último 20 de junho, defronte à igreja luterana Hallgrímskirkja. Eles repercutiram o grande clamor popular no Brasil contra a má qualidade dos serviços públicos, os policiais violentos e a corrupção dos governantes.

Manifestação em frente à catedral luterana na Islândia
Após a concentração em frente ao maior templo religioso da Islândia, os manifestantes marcharam em passeata até a praça Lækjartorg. Veja a reportagem original aqui

Dor e triunfo
Na próxima sexta-feira, Jussanam terá a dolorosa missão de cantar no funeral de seu amigo islandês Methusalem, proprietário do Café Haiti. “Eu nunca vou esquecer o que ele e sua esposa Elda fizeram para me ajudar a ficar na Islândia. Café Haiti foi o local mais importante da minha carreira na Islândia, porque eu nunca cantei tantas vezes em outro lugar... Foram momentos tão especiais da minha vida”, lamenta Jussanam.
Carioca do bairro Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, a artista se naturalizou islandesa em 2011 com forte apoio da população de Reykjavík.

Jussanam
Daqui a duas segundas-feiras, em 8 de julho, Jussanam parte para a França. Ela foi selecionada para uma Residência Artística no sul daquele país. Sua performance será em 10 de agosto, e ela fica na nação francesa até meados de setembro.
“Na verdade, é a primeira vez que a residência Air Vallauris recebe uma cantora. A maioria dos artistas são sempre artistas plásticos, e me sinto muito honrada e feliz em ter sido selecionada. Dá um orgulho e emoção representar meus dois Países (Brasil e Islândia) nesta temporada cultural”, vibra Jussanam.

Nenhum comentário: