segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ex-jornalista de Taboão da Serra tem site especializado em TV

Daniel Castro / Divulgação
O repórter Daniel Castro iniciou carreira em jornais de bairro de Taboão da Serra e região. Primeiro na Folha da Região Oeste, sediada em Itapecerica. Depois na falecida Gazeta do Taboão; e por fim no igualmente defunto Metrópole News.
Paranaense de Umuarama, passou a infância, adolescência e alguns anos da vida de casado no Parque Pinheiros. Foi embora de Taboão da Serra devido ao trauma de um assalto à sua casa, com mulher e filhos feitos reféns.
Em 1991 ingressou na Folha de São Paulo. Dezoito anos depois migrou para o Portal R7.
Agora, desde o último dia 18 de setembro, Castro se dedica exclusivamente ao seu portal Notícias da TV. No início de outubro deste ano firmou contrato com a Rádio Jovem Pan, onde assina boletins diários sobre TV.
O jornalismo sobre TV por parte de Daniel Castro, na coluna Outro Canal, da Folha, o tornou respeitado (vez ou outra até temido) no meio televisivo. Na sua opinião, “a televisão, para o brasileiro, é tão importante quanto taxas de juros e índices de inflação. Ou até mais. É pela televisão que o país se informa e se diverte”.
Suas longas décadas à frente da telinha o credenciam a teorizar que “a televisão, então, tem de ser noticiada com objetividade e contundência. Tem de ser questionada e refletida o tempo todo, em um constante exercício de jornalismo crítico”.

“Puta velha”
Ao contrário do que possa parecer (ou ofender) a olhos mais sensíveis e menos avisados, em jornalismo o apelido do sub-título é grande elogio.
No Grupo Folha, Daniel Castro principiou como diagramador, passou a trainee, para a seguir teclar notícias no legendário Notícias Populares, até assumir a crônica televisiva, meta que ele perseguiu desde a juventude.
A consagração veio em outubro de 1998. Ganhou o Prêmio Folha de Jornalismo, com a revelação de quanto o Programa do Ratinho pagava (deve pagar ainda) a pessoas dispostas a se sujeitarem a humilhações perante as câmeras.
Além do seu site exclusivo sobre a TV, Daniel Castro também está diariamente na programação noticiosa da Rádio Jovem Pan.

Nenhum comentário: