quinta-feira, 15 de maio de 2014

Crianças de Taboão da Serra levam a Música para morar em suas casas

Instrumentos são emprestados aos alunos até suas famílias poderem comprar-lhes um novo. Foto: David da Silva
“Eita, que agora lascou!”. Com este comentário bem humorado o menino Gabriel Ribeiro dos Santos, 10 anos, abraçou o estojo com o trombone que recebeu da organização não governamental (ONG) Associação Músicos do Futuro.   Ele e outros quatro colegas da 5ª série da EMEF Machado de Assis ganharam o direito de praticar em casa com os instrumentos que escolheram. A entrega foi feita no sábado, dia 10 de maio. A ONG é gestora do Sistema Integrado de Educação Musical em convênio com a Prefeitura de Taboão da Serra. Outra aluna da mesma escola, Camille Novais, já leva desde dezembro de 2013 uma trompa para estudar em sua residência (aqui).
Edivan Souza. Foto: David da Silva
Conforme a evolução musical da criança, ela passa a integrar uma turma mais avançada na sede da Associação Músicos do Futuro.  Da turma que teve iniciação musical na EMEF Machado de Assis no ano passado, já seguiram para os Músicos do Futuro a estudante de trompa Camille Novais e Edivan Rodrigues de Souza, 12 anos, que estuda percussão.
“O convívio diário com o instrumento é fundamental para o aprendizado”, destaca o maestro Edison Ferreira. O equipamento é emprestado ao aluno até sua família ter condições de comprar-lhe um novo.
Além da EMEF Machado de Assis, no Jardim Guaciara, a ONG mantém pólo avançado de educação musical na EMEF Ayrton Senna, no Jd Oliveiras/Marabá, e iniciará nova turma na EMEF Ruy Barbosa, na região do Pazini. Outros pólos avançados já estão em fase de planejamento.
No sábado passado, além do futuro trombonista Gabriel Ribeiro dos Santos, receberam instrumentos Yasmin Vás Telles Barreto (trompa), Victor Guilherme da Silva (trompete), Dennis William Aristides de Oliveira (flugelhorn) e Yasmim Camille Gonçalves (trompete).
Em seus 18 anos de atividade a ONG já formou dezenas de músicos profissionais em Taboão da Serra, que hoje compõem orquestras em vários locais do Brasil.
No sábado passado, a trompista Caroline Francisco, professora de Camille, não pôde esperar a entrega de instrumentos para a nova turma. “Fui chamada para uma gravação em um estúdio na Vila Mariana, e tenho de me apressar”, disse a jovem instrumentista enquanto saia para ganhar um cachê extra. Em dezembro último Carol Francisco fez uma turnê com o grupo de metais da afamada OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) com concertos em Vinhedo, Itatiba, Bragança Paulista, São Bernardo do Campo, Salto e São Paulo.

Quem comandou a entrega de instrumentos às crianças no sábado passado foi o professor de trombone Roberto Michael. Que também está com a carreira profissional de vento em popa. “Tenho shows agendados até 2015”.
Concerto inaugural na EMEF Ruy Barbosa, que iniciará turma de educação musical. Foto: Carlão Ilustrador

Nenhum comentário: