segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sindicato do funcionalismo vai à Polícia contra invasão de sede

PM enviou duas viaturas - Foto: SindTaboão/Divulgação
O que era para ser uma reunião de trabalho registrada em livro de ata sindical, acabou em Boletim de Ocorrência policial por duas vezes em menos de uma semana. Mas esta já é a terceira vez neste ano em que a Polícia Civil de Taboão da Serra é acionada por conta da eleição da diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais (SindTaboão). O fato mais grave ocorreu no sábado, 10 de maio, quando viaturas da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar atenderam ao pedido de socorro de membros do SindTaboão que sentiram-se ameaçados pela invasão da sua sede por pessoas estranhas à categoria.
GCM constatou deslocamento do portão. Foto: SindTaboão
A junta que vai comandar a votação do funcionalismo foi convocada para reunião deliberativa às 7h da manhã do último sábado. A comissão eleitoral é composta por sete membros (um representante de cada uma das três chapas candidatas, três funcionários sindicalizados eleitos pelos colegas, mais a presidente atual que é membro nato).
Decorridos cerca de 20 minutos da reunião, um grupo de aproximadamente 50 pessoas adentrou ao pátio da sede do SindTaboão com o objetivo de intervir no trabalho do comitê dirigente do pleito. A turma chegou ao local comandada por dirigentes do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de São Paulo, a bordo do coletivo de placas CZZ-2869, da Viação Transkuba, da capital. “Eles removeram o portão que estava trancado e invadiram. Só não conseguiram entrar na sala onde estávamos porque a porta de ferro da administração é mais resistente”, relata Sandra Cristina Ferreira de Souza, presidente do SindTaboão.
A candidata oposicionista Selma Fátima, que não faz parte da comissão eleitoral (quem a representa é Silvonei dos Santos Correa, ausente da reunião por estar viajando) disse aos sites noticiosos Jornal na Net e Taboão em Foco que “o portão estava aberto e nós adentramos”.
O relatório da Polícia Militar desmente a candidata. “O portão estava trancado com cadeado pelo lado de dentro, porém descarrilado da guia por onde foi possível cerca de 20 pessoas terem entrado no sindicato antes da chegada da equipe [policial]”, registraram os PMs Edson e Donizete da viatura M-36406. Os guardas civis municipais Tales e Renato confirmam: “Chegando ao local notamos que o portão estava desencaixado do seu lugar, e diversas pessoas se encontravam [no pátio] do local”, atestaram em seu talão de ocorrências os integrantes da viatura GCM-1307. A viatura militar M-36411 também foi ao local para restabelecer a ordem, além do patrulhamento por motocicletas da GCM.
Invasores machucaram fotógrafo e apagaram imagens de sua câmera
A candidata Lilian Guedes também afirma que houve deslocamento do portão por parte da colega oposicionista. “Eles [da chapa de Selma Fátima] puxaram o portão e entraram”, relata Lilian.

Antecedentes
Na segunda-feira da semana passada, 5 de maio, outra reunião da comissão eleitoral foi interrompida por Jander Luiz Silva, filho de uma integrante de chapa oposicionista. Ele é acusado pela atual presidente de ter usado de truculência para impedir a reunião. “Depois disto, enquanto eu voltava para o meu trabalho na Secretaria da Educação, ele [Jander] me seguiu com um automóvel Renault/Sandero prata, com ofensas”, relata Sandra Cristina, que formalizou queixa contra o acusado no Distrito Policial.
Em março passado foi aberta uma Ação Judicial contra a outra chapa da oposição, por distribuir material impresso com injúrias e difamação contra Sandra Cristina, que é candidata à reeleição.
A truculência dos invasores também vitimou o fotógrafo contratado pelo SindTaboão para registrar os trabalhos do dia 10 de maio. Ele sofreu escoriações físicas,  teve seu equipamento tirado à força pelo grupo, e as fotos foram deletadas antes de devolverem sua máquina.

“Por sorte hoje todo mundo anda de celular e faz fotos. Caso contrário não teríamos registro deste atentado contra nossa integridade física e a invasão do sindicato”, diz a presidente.

Galeria de imagens - Fotos: SindTaboão

















Nenhum comentário: