quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Caravana teatraliza origem dos saraus na periferia

Cena de Nasce um Sarau na Biblioteca Mário Schenberg.
Foto: David da Silva - 02.ago.2014
Acontece nesta 5ª-feira, 14 de agosto, a terceira incursão do Sarau Poético a Plenos Pulmões em bibliotecas públicas na cidade de São Paulo. Todos os saraus são precedidos por uma tragicomédia juvenil. A peça é uma metalinguagem sobre a origem do movimento de declamação de poesias dentro de bares na Capital e na Grande São Paulo.
A razão pela qual três anos atrás o poeta Zé Carlos Batalhafam instalou seu sarau poético numa lanchonete na zona leste de São Paulo, foi a mesma falta de espaço cultural que há 12 anos, em outubro de 2001, forçou os poetas Marco Pezão e Sérgio Vaz a ocuparem com versos um boteco no extremo oposto da região metropolitana, em Taboão da Serra, a sudoeste da Capital. É esta realidade que o grupo teatral Na Ponta do Lápis faz rir e refletir com o espetáculo Nasce
Participação do poeta Batalhafam em sarau na
Biblioteca Milton Santos. Foto: David da Silva
um Sarau: Clariô no Verso
.
Na trama escrita por Marco Pezão, um rapaz conhece um sarau de poesias, e quer montar um idêntico no botequim do bairro onde mora. A ideia do sarau se desenvolve em meio a dramas suburbanos como violência doméstica e uma guerra entre traficantes que, se estourar, colocará em risco a tão sonhada inauguração do sarau (veja galeria de imagens e o elenco completo aqui)
A primeira apresentação desta série ocorreu em 26 de julho último na Vila Aricanduva, zona leste paulistana, na Biblioteca Municipal Milton Santos, seguida da Lapa, zona oeste, em 2 de agosto na Biblioteca Municipal Mário Schenberg. A desta 5ª-feira é na zona norte, bairro do Limão.
Livia Domingues. Foto: David da Silva - 26.jul.2014
Além da semelhança nas histórias de vida dos poetas Pezão e Batalhafam, o sarau na Vila Aricanduva trouxe outra feliz coincidência. A bibliotecária-coordenadora Lívia Domingues nasceu e se criou na região limite entre o bairro Campo Limpo e o município de Taboão da Serra. Com exceção de dois integrantes, todos os demais membros do sarau itinerante A Plenos Pulmões e do grupo teatral são desta mesma área onde ela viveu toda a sua infância e adolescência. Lívia é uma mulher encantadora, totalmente entusiasmada em incentivar nas pessoas o hábito da leitura. Nos próximos dias 16 e 30 sua biblioteca terá a sequência do programa Poesia nos Varais, onde crianças abrem contato com o universo poético, brincando com palavras e rimas que ficarão penduradas num lindo varal cheio de versos para outras crianças lerem. E no dia 29 terá de volta o Sarau A Plenos Pulmões.
Henriqueta Marques. Foto: David da Silva - 02.ago.2014
No sarau no bairro da Lapa, outro traço de união com a região de Campo Limpo/Taboão. A coordenadora Henriqueta Marques conheceu o Sarau do Binho, citado na peça como fonte de nspiração, em outra biblioteca municipal no bairro Umarizal, onde sua colega Lívia nasceu. Henriqueta é outra atentada. Mantém as portas da Biblioteca Mário Schenberg abertas até em finais de semana, seja para encontros literários, colecionadores de histórias em quadrinhos, ou fanáticos pelo seriado Jornada nas Estrelas.

A caravana sarausista do coletivo A Plenos Pulmões com o grupo Na Ponta do Lápis integra o Projeto Veia e Ventania do Sistema Municipal de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo.

Para contratar o espetáculo Nasce um Sarau: (11) 98712-1919 c/ David da Silva ou (11) 98539-7061 c/ Marco Pezão

Nenhum comentário: