terça-feira, 2 de setembro de 2014

Talentos de Taboão espalham Arte por 391 km de SP

Apresentação no bairro da Lapa, zona oeste de SP. Foto: David da Silva - 02.ago.2014
Na Vila Aricanduva, zona leste - Foto: Marco Pezão - 29.ago.2014
O grupo teatral Na Ponta do Lápis, de Taboão da Serra, fez todas as aberturas do Sarau Poético A Plenos Pulmões itinerante, no período de 26 de julho a 29 de agosto. A caravana cultural percorreu cinco bibliotecas e um ponto de leitura da Prefeitura de São Paulo cobrindo as zonas leste, oeste e norte. Foram mais de 390 quilômetros de deslocamentos em seis dias – precisamente, 391 km e 800 metros. O circuito integra o programa Literatura Periférica: Veia e Ventania nas bibliotecas públicas da capital paulista. Após cada apresentação da peça Nasce um Sarau: Clariô no Verso, o microfone é aberto para pessoas da plateia participarem com suas leituras de poesias.
Cena da peça no Jd São Mateus, zona leste. 
Foto: Zé Sarmento - 22.ago.2014
A trupe de 14 atores do Na Ponta do Lápis é fruto da oficina de teatro do Espaço Cultural Clariô, o mais premiado em toda a história das artes cênicas de Taboão da Serra. No último 27 de agosto, o Clariô completou nove anos de existência. O texto original da peça é dedicado a Mário Pazini, fundador do Clariô. Este trabalho de revelação de talentos, e o enredo do espetáculo Nasce um Sarau foi pauta do telejornal SPTV, da Rede Globo, na edição de 16 de agosto último.
Na trama escrita por Marco Antonio Iadoccico (Marco Pezão) e dirigida por Naloana Lima, o grupo conta como surgiu o atual movimento de declamação de poemas em bares e botequins.
No Bairro do Limão, zona norte, em 27.ago.2014.
Foto: David da Silva
Esta atividade (que resgata algo análogo ao que ocorreu na cidade de São Paulo na década de 1960 chamada Catequese Poética) começou em Taboão da Serra no ano 2001 por iniciativa dos escritores Marco Pezão e Sérgio Vaz. O fenômeno literário se espalhou por pontos comerciais paulistanos, espraiou-se pela Grande São Paulo, e atingiu várias localidades do Brasil. Em meados de abril e maio deste ano, os saraus paulistas foram convidados de honra da 40ª Feira Internacional do Livro em Buenos Aires, levando para a capital argentina 180 ativistas desta agitação poética.
Acampados pra não perder a hora. Foto: Michele Andrade 
28.ago.2014
Sarau A Plenos Pulmões é sediado na Casa das Rosas, um patrimônio histórico-cultural situado na Avenida Paulista. 
Este coletivo de artistas e escritores voltará a circular por escolas e bibliotecas da Cidade de São Paulo, em novo contrato a ser firmado com o Sistema Municipal de Bibliotecas. 
“Já temos pessoas interessadas em levar este sarau-espetáculo para suas localidades”, conta a coordenadora Rosa Maria Falzoni.
No micro-ônibus a viagem era um sufoco.
Foto: David da Silva



Com a perna no mundo
Nenhum dos deslocamentos do Sarau a Plenos Pulmões com o grupo Na Ponta do Lápis teve menos de 50 quilômetros de distância. Só no bate-e-volta ao Ponto de Leitura do Jardim São Mateus, no extremo da zona leste paulistana, foram 84,8 km. 
A itinerância foi abençoada. Em nenhuma das viagens a trupe enfrentou qualquer tipo de congestionamento. A geralmente conturbada Cidade de São Paulo foi cruzada em tempo recorde nas seis apresentações.
Em duas ocasiões parte das atrizes e dos atores tiveram de pernoitar na casa do poeta Marco Pezão. Tanto para fugir da madrugada violenta, como para não perder a hora da saída (a ida para a Vila Aricanduva, zona leste, no último dia 29, teve início às 5h30 da manhã).
Ônibus grande ajudou no conforto dos 
artistas e na manutenção do cenário 
Foto: Zé Sarmento
A princípio foram fretados micro-ônibus, pagos com recursos próprios. “Mas ninguém guenta tirar do bolso aluguel de ônibus a cada apresentação”, brinca o coordenador jornalista David da Silva. Neste ponto da trajetória entrou o auxílio valioso do vereador taboanense Ronaldo Onishi, que intermediou a condução dos artistas com a viação Transkuba. Os motoristas que serviram a caravana cultural foram Rafael Moraes, Gustavo, Fabio Sousa, André e Roberto Silva.
A cada viagem matinal o ônibus se convertia tanto em oficina de manutenção do cenário, quanto num dormitório sobre rodas.
A performática Elide Nascimento
caracterizada em Fernando Pessoa.
Foto: Zé Sarmento - 22.ago.2014
A Biblioteca Milton Santos, na Av. Aricanduva, contou com duas apresentações – a de estreia e a de encerramento da temporada. No Bairro do Limão, zona norte, a Biblioteca Menotti Del Picchia também teve dupla apresentação.O já citado ponto de leitura do Jardim São Mateus foi antecedido pela Biblioteca Mário Schenberg, na Lapa. “Eu já pedi para a Rosa Falzoni agendar vocês de novo”, avisa Henriqueta Marques, diretora da biblioteca da Lapa.
Na parte das leituras e/ou interpretações de poemas e outros textos, o sarau itinerante contou com as participações de Flávia D’Álima, Marco Pezão, Bispoeta, Elide Nacimento, Zé Sarmento, Otília Pires, e Pedro Lucas.
Flávia D'Álima e Marco Pezão
Foto: Zé Sarmento

Atrizes e atores (ordem alfabética) e personagens:
Angela Miranda (Amanda, em dias alternados))
Carolina Vellasco (Heloísa)
Dora Nascimento (Rosinha, em dias alternados)
Emily Pazini (dona Mirela)
Juliana Paula (Rosinha, em dias alternados)
Leninha Silva (Carla)
Marco Miranda (THC)
Marco Russo (Justino)
Michele Andrade (Laura)
Otília cantou e encantou nos saraus, 
e cuidou da alimentação da trupe
na temporada. Foto: Marco Pezão
Murilo Cóstola (Agenor)
Paloma Xavier (Amanda, em dias alternados)
Rafaela Tamires (Laura, no dia 27.ago)
Vitor D. Diaz (Gil)
Vitor Santana (Carlos)
Tainá Pazini (Mariana)
Taynara Pazini (Larissa)
Ton Moura (Vitão)

Cenografia: Alexandre Souza (João) e Marco Miranda 
Sonoplastia: Rafaela Tamires e Naloana Lima (no dia 27.ago) 
Iluminação: Kenny Rogers
"Quem é da poesia, diz: 'aêêê!!!' ". Foto: David da Silva - 22.ago.2014

Nenhum comentário: