segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Gravação de CD vai impulsionar campanha dos Músicos do Futuro

Leandro Lehart e Maestro Edison lançam a campanha
em pról da sede própria da Associação Músicos do Futuro
Foto: David da Silva - 19.out.2014
Poucas horas depois de ter saído da Associação Músicos do Futuro na tarde de ontem, domingo 19 de outubro, o compositor Leandro Lehart já publicava em sua página no Facebook: “Hoje apadrinhei uma escola de música em Taboão da Serra. Espero que com essa divulgação eu possa conhecer mais gente heróica neste país, que faça o papel que os governos não fazem. Quero conhecer ainda mais os meninos e as meninas artistas deste Brasil, e que eu possa estar envolvido de alguma maneira. Vamos arregaçar as mangas e fazer, ao invés de esperar governos que nunca fazem da música parte do ensino fundamental”.
A inclusão do aprendizado musical na rede pública do ensino foi reiterada pelo artista várias vezes durante a sua conversa com o público que compareceu em massa na VI Feijoada Músicos do Futuro. O evento é anual e visa arrecadar verbas para a manutenção da escola, e a compra de instrumentos musicais para alunos cujas famílias não podem comprar.
No vídeo que postou na rede social, Leandro Lehart gravou que “a Associação Músicos do Futuro é um exemplo de superação e de amor à música”.
A iniciativa de apoiar a entidade arrancou prontos elogios de internautas. “Você sempre teve um coração repleto de amor ao próximo”, escreveu Irene Neri. “É disso que precisamos no Brasil”, comentou Gilberto Rosa. O ativismo social não é novidade na carreira do compositor. Ele conta com reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) pela criação de uma instituição de combate ao câncer infantil.
Foto: Joelma Sales - 19.out.2014

A qualidade da feijoada repercutiu na internet. “Hoje cometi o pecado da gula. Mas papai do céu perdoa. Tava bom demais, e ainda na presença de uma pá de gente querida. Valeu, maestro!”, registrou o ator e diretor teatral Orias Elias, criador do Espaço Cultural Encena. Estima-se que no decorrer de toda a tarde do domingo passaram pela sede da Associação Músicos do Futuro em torno de 1.200 pessoas.
“No decorrer desta semana vamos divulgar uma lista detalhada com os nomes de todos os que colaboraram para o sucesso da festa. Seja trabalhando diretamente no evento como voluntário, seja com contribuições indiretas. Fazemos questão de contemplar todos e cada um que tornou possível atingirmos nossa meta e deixar nossos convidados felizes”, declara o maestro Edison Ferreira. Ele criou a Associação há 18 anos.
Foto: David da Silva - 19.out.2014
Ao agradecer ao maestro-fundador o convite para iniciar a campanha denominada “Eu Apoio”, Leandro Lehart lembrou dos seus tempos de criança: “Gente, que emoção estar aqui. Vocês nem imaginam como estou emocionado. De verdade. Lembro quando eu comecei no Conservatório Municipal de Música [no bairro] de Tucuruvi [zona norte da cidade de São Paulo/SP]. Andando pelas ruas de São Paulo a gente percebe que as escolas de música estão cada vez mais raras. A musicalização da juventude como o maestro Edison está fazendo, e como tantos professores envolvidos aqui fazem... A gente vê exatamente isto: puxa um pouco aqui, puxa um pouco ali... faz uma sala nova aqui, faz uma sala nova ali... Como são heróicas essas pessoas que fazem o que o governo deveria fazer. A gente realmente tem este sonho desde criança, que a educação musical deveria fazer parte do ensino fundamental nas escolas. Infelizmente não fazem. E pessoas heróicas como o maestro, como tantos professores de música, tantas pessoas envolvidas fazem no lugar onde o governo deveria estar. Eu praticamente vim dessa leva de músicos que aprendeu teoria musical na juventude. Meu pai era alfaiate. A gente dividia o dinheiro entre a escola
Maestro Edison apresenta a Leandro Lehart o projeto
da futura sede própria dos Músicos do Futuro.
Foto: David da Silva - 19.out.2014
pública e o conservatório, aprendi a teoria musical. Vejo o quão é importante o envolvimento de vocês com a música. Mesmo que apenas 10% dos alunos possam seguir adiante com a carreira de músicos , e os outros 90% vão ser arquitetos, engenheiros, médicos, ou advogados, seja lá a profissão que forem, levar a música para o resto da vida é uma coisa realmente inexplicável e arrebatadora nos corações. Tanto da pessoa que faz a música, quanto da sua família, os seus amigos, enfim, todas as pessoas que fazem parte do seu cotidiano. Eu acho que consegui enfeitiçar a minha família, os meus amigos,  meu grupo social, os meus fãs, através da minha música. Eu sempre levei essa coisa de compartilhar e agradecer a sorte que eu tive de ser músico no Brasil, um país tão difícil, que não reconhece a música como parte do ensino fundamental. É tão difícil viver de música hoje no Brasil. Sei da batalha de tantos músicos, de tantos sonhos. Eu me sinto privilegiado de estar aqui. Eu espero, sendo um dos padrinhos deste projeto, ajudar vocês no máximo que eu puder”.
Leandro Lehart sugeriu ao maestro Edison Ferreira a gravação de um CD cuja venda será revertida ao cofre da Associação com vistas à construção de sua sede própria. A entidade funciona hoje em uma casa alugada. O imóvel já foi vendido para uma construtora. A Associação terá de desocupar o prédio em breve. “O maestro vai fazer uma seleção de alunos e professores, vai elaborar uns arranjos musicais, e eu vou levar este pessoal no meu estúdio de gravação”, afirmou o cantor.
No próximo dia 22 de outubro, quarta-feira, Leandro Lehart faz show no CEU Paraisópolis, às 20h, com entrada gratuita.

Siga a Associação Músicos do Futuro no Facebook
Visite o site oficial e leia o blog  da entidade.

Veja a galeria de fotos da VI Feijoada.
Foto: David da Silva - 19.out.2014

Nenhum comentário: