sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Maior vendedor de discos do país virá a Taboão, domingo

Associação Músicos do Futuro recebe compositor Leandro Lehart (ex-líder do grupo Art-Popular) em feijoada beneficente

Maestro Edison - Foto: Rose Santana
“Hoje a bandeira de Taboão da Serra está fincada em várias orquestras do Brasil”. Essa a frase favorita do maestro Edison Ferreira, fundador da Associação Músicos do Futuro. A entidade, que completou 18 anos em 2014, recebe neste domingo, 19 de outubro, o compositor Leandro Lehart, ex-líder do grupo Art-Popular, em feijoada beneficente. A verba do evento será revertida na manutenção da escola de música e na compra de instrumentos para seus alunos.
Leandro Lehart foi o maior vendedor de discos do Brasil na década de 1990. O grupo de pagode Art-Popular, produzido por ele, vendeu mais de 8 milhões de álbuns no seu auge. Na época, de cada 10 músicas mais tocadas nas rádios, pelo menos cinco eram de sua autoria.
Multi-instrumentista e arranjador, Leandro Lehart, que aos 16 anos já era professor de música com 80 alunos, não ficou só no gozo da fama e da fortuna apenas para si. Idealizou o projeto
“O Samba Cura com o Câncer”. Sua campanha ajudou a construir o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil. Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como plano social inovador.
Leandro Lehart - Divulgação
A ONG (organização não governamental) Músicos do Futuro também tem marcas campeãs. Pela escola já passaram 4.600 crianças e jovens. Lá, a música não pára das 7h da matina até as 9h da noite. São 716 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno.
“Não dá pra falar de bate-pronto quantos músicos formamos neste período de quase 20 anos”, diz o maestro Edison.
Enquanto o mestre pega a canetar sua lista, a reportagem antecipa, de fresca memória e com risco de levar pancada dos não citados, pelo menos 11 talentos com que teve contato de janeiro para cá. O percussionista César Simões, 25 anos, formado pelos Músicos do Futuro, ingressou em março na Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo. O artista Erick Felix, do oboé, ingressou na faculdade de Música da Universidade Estadual Paulista. O trompetista Rafael Dias, que iniciou nos Músicos do Futuro aos 11 anos, aplainou seu caminho no grupo de metais da afamada Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A violoncelista Roberta Regina, que iniciou nos Músicos do Futuro em 2008, hoje faz Mestrado na Faculdade Federal da
Roberta Regina - Foto: Maíra Bedin
Paraíba, e toca na Orquestra Sinfônica da paraíba. O trompista Rafael Nascimento, que um dia saiu de sua casa na Rua Vicente Pereira, no Parque Marabá, para aprender música com o maestro Edison no vestiário improvisado em sala de aula numa escola do próprio bairro, hoje é professor da UNESP, e toca na orquestra do musical “Homem de La Mancha”, no Teatro do Sesi, na capital paulista. Com ele, toca o percussionista Rubens Alves, morador do Parque Jacarandá, também em Taboão da Serra. O clarinetista Felipe Esteves voltou recentemente de sua terceira turnê pela Europa. A trompista Carol Francisco segue trilha virtuosa na Osesp. O trompetista Wellington retornou de temporada de seis anos nos Estados Unidos e ganha a vida com seu instrumento. Michel Sales, outro aluno da turma inicial dos Músicos do Futuro no Parque Marabá em 1996, hoje é primeiro trompetista da Orquestra Sinfônica de Manaus, no Amazonas. Seu irmão, Roberto Sales, é sinônimo de trombone no meio cultural de São Paulo.

Domingão bem brasileiro
A programação da VI Feijoada Músicos do Futuro mescla a música clássica com a popular. Mesmo sem peças eruditas no repertório, o apuro técnico vai permear as apresentações.  “Todos os nossos músicos têm formação na música sinfônica. Isto garante a qualidade das pessoas que aprendem conosco”, garante o maestro Edison Ferreira.
Confira o que vai temperar sua degustação gastronômica e sonora neste domingo bem brasileiro:
13h45 – Banda formada por nossos professores:
•        Jorginho da Silva (contrabaixo)
•        Graciana Camacho (canto)
•        Vinícius Stentzler (bateria)
•        Rafael D’Arco (piano)

14h30 - Coral de crianças e adolescentes, regido pela professora Marcia Corrêa

Roberto Sales - Divulgação
15h15 - Grupo Só Cadência com a participação dos professores:
•        Roberto Sales (Trombone)
•        Jean Willy (Saxofone)
•        Eurípedes (Trompete)
•        Vinícius Stentzler (bateria)

16h - Leandro Lehart – Abrirá a Campanha “EU APOIO a Associação Músicos do Futuro”
16h15 - Apresentação das crianças da Professora Enny Parejo com Leandro Lehart
16h30 – Retorno do Grupo Só Cadência

Serviço:

VI Feijoada com Música da Associação Músicos do Futuro

Convidado Especial: Leandro Lehart

Dia 19.out.2014 – das 12h30 às 17h
R$ 22,00 (antecipado) 
Fone: 4787-8277

Rua Nair Marques de Souza, nº 129 – Jd Maria Rosa (próximo à Câmara Municipal) - Taboão da Serra/SP

Nenhum comentário: