sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Poema de Eduardo Sterzi inspira filme em Taboão da Serra

Eduardo Sterzi - Fotos: David da Silva
Oficina de Cinema criou curta-metragem inspirado em poema do autor gaúcho radicado em São Paulo

Ainda menino, já revelava talento precoce para os dois ofícios que abraçaria. Jornalista e autor de cinco livros de poemas e ensaios literários, Eduardo Sterzi, 41 anos, tem dois pós-doutorados em literatura, um no Brasil, outro na Itália. É professor de Literatura na UNICAMP. Domina os idiomas inglês, italiano, alemão, português, e espanhol. Seu primeiro livro conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura na categoria Autor-Revelação em Poesia. Seu segundo livro de poesias foi o segundo colocado da sua categoria no Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional de 2010. Essa a grandeza do poeta que artistas de Taboão da Serra tiveram o desafio de converter em filme seu poema “Cuidado Ao Cão”.
“Na verdade acho que eu sempre escrevi. Foi a única coisa que pensei em ser na vida. Desde meus 8 a 9 anos de idade comecei a criar historinhas, pegar cadernos e montá-los em forma de livrinhos. Já ali pelo segundo ano de escola, estava criando. No terceiro ano do ensino fundamental comecei também a montar jornaizinhos impressos em mimeógrafo”, disse o autor na visita que fez a Taboão da Serra para conhecer a equipe criadora do curta-metragem O Cão que Morde Dentro, inspirado em uma poesia de seu livro Aleijão, lançado em 2009 pela editora 7 Letras.
Filmagem no Parque Rizzo, Embu das Artes

A Oficina de Cinema em Taboão da Serra foi desenvolvida entre os meses de abril a novembro. A proposta do projeto Cine(Poe)mas é transformar poesia em linguagem audiovisual. O projeto contemplou 32 cidades da Grande São Paulo. Foram selecionados 16 poemas de autores brasileiros vivos. Cada poema foi distribuído para duas cidades, o que gerou duas releituras distintas.
O poema de Eduardo Sterzi foi retrabalhado pelas oficinas de cinema das cidades de Taboão da Serra e Ferraz de Vasconcelos.
As filmagens do núcleo taboanense foram realizadas no próprio município e em Embu das Artes.

Generoso e acessível, Eduardo Sterzi fornece a chave para decifrar o poema escolhido para ser transformado em curto filme:
“Em 1999 eu tinha passado mais de um mês fora. Viajei aos Estados Unidos para me aperfeiçoar no idioma inglês. Quando voltei na casa da minha mãe, fui dar comida para o cachorro chamado Willy, da raça rottweiller, e ele me estranhou. Deu uma mordida. Não para machucar. Apenas porque não tinha me reconhecido. Mas por se tratar de um rottweiller o trauma foi grande. Acho que isto foi o que me mobilizou, e veio o poema”.


A inteligência poética é enfatizada na troca das preposições.
“O poema é justamente esta ambiguidade. Eu não digo ‘cuidado com o cão’. Digo: ‘cuidado ao cão’. Tem uma carga simbólica aí. Cuidar bem do cachorro que toma conta da casa, mas também cuidar do cão que a gente tem dentro. Não é anular o bicho que todos temos dentro de nós. É saber lidar com ele. Se anulamos o bicho, também matamos uma parte da gente.”
Filmagens no Teatro Clariô, Taboão da Serra
Pego o livro de onde foi extraída a poesia para a Oficina de Cinema. Já na capa, o estranhamento. É uma foto que o próprio Eduardo Sterzi fez. Mostra o fragmento de algo medonho. Dentes quebrados e maxilar num esgar de fúria. Um buraco (abismo) onde deveria haver olho.
Neste livro não há lugar para certos tipos de ilusões. São poemas com a rudeza do que nos rodeia nos dias de hoje. Se há riscos imensos nas ruas, a casa também não nos põe menos inseguros. O inimigo pode estar entre as pedras do seu próprio lar.
Filmagem em ruas de Taboão da Serra

O livro foi produzido com a bolsa de criação literária ganha por Sterzi no Programa Petrobras Cultural 2006/2007.

Filho de ex-delegado de polícia que migrou para a advocacia depois de aposentar-se, e de uma professora que deixou a profissão para cuidar dos filhos, Eduardo Sterzi nasceu em Porto Alegre (RS) em 7 de junho de 1973 no bairro Petrópolis, bairro onde também morou o escritor Érico Veríssimo.
Entrou para a faculdade de jornalismo aos 17 anos de idade.
É autor de Prosa (poesia, 2001), Por que ler Dante (ensaio, 2008), A prova dos nove (ensaio, 2008) e Aleijão (poesia, 2009), além de ter organizado o livro Do céu do futuro: cinco ensaios sobre Augusto de Campos (2006). Também escreveu a peça teatral Cavalo Sopa Martelo, em 2011.
“Estou escrevendo agora um livro chamado Fim das Obras. Ainda não tenho editora para este livro que deve sair no ano que vem ou em 2016", informa o autor.
Eduardo Sterzi mora em São Paulo desde o ano 2001.
E já que estamos falando de cinema, que subam os créditos:
O poeta Sterzi e Manoel Ribeiro (da Poiesis) com parte da equipe da Oficina de Cinema em Taboão da Serra. Foto: David da Silva
Alunos do curso de produção e filmagem: Maira Galvão, Jackelyne Meira Ferreira, Ronaldo Antonio Jr, Carlão Ilustrador, Michele Rodrigues, Adriano Costa, Bruno Vieira, Ricardo Freitas Harry, Beatriz Barbosa e Lívia Andrade.

Atores convidados: Clayton Novais, Zulhie Vieira, Valter Costa, Vinicius Santos, Aparecido Silva Junior, José Walter Costa, Joelma Sales, João Oliva, Angela Maria, Fernanda Cândido Garcia, Washington Gabriel, Felipe Pereira Santos, Arthur Braga, Lu Rodarte, Adelmo Rosa Fernandes, Zé D’Lucena, alunos do curso de teatro pela prefeitura do Taboão da Serra e alunos da Escola Estadual Domingos Mignoni.

Ficha Técnica
O Cão Que Morde Dentro – curta-metragem baseado em poema de Eduardo Sterzi
Projeto Cine(Poe)mas – Curador: Roberto Zular
Coordenador em Taboão da Serra: José Maria de Lucena
Direção: Maira Galvão, Jackelyne Meira Ferreira e Ronaldo Antonio Jr. (assistente)
Produção Executiva: Michele Rodrigues
Produção: Maira Galvão, Jack Meira Ferreira, Bruno Vieira, Ronaldo Antonio Jr. e Dani Smith
Direção de Fotografia: Dani Smith
Assistentes de Fotografia: Maira Galvão e Jackelyne Meira Ferreira
Still: Carlão Ilustrador
Áudio: Homero B.S. Filho
Assistentes de Áudio: Jackelyne Meira Ferreira e Ronaldo Antonio Jr.
Trilha sonora: Maira Galvão, Jackelyne Meira Ferreira e Adriano Costa; orientador: Thiago Cury
Preparadoras de elenco: Maira Galvão e Dani Smith
Maquiagem: Jackelyne Meira Ferreira
Figurino: Jackelyne Meira Ferreira e Maira Galvão
Edição: Pedro Carvalho, Maira Galvão, Ronaldo Antonio Jr, Carlão Ilustrador, Adriano Costa, Livia Andrade e Ricardo Freitas Harry

Nenhum comentário: