quarta-feira, 1 de julho de 2015

Músicos do Futuro homenageiam pioneiro das bandas de Taboão da Serra

Agenor Oliveira no seu Empório Barroco. Foto: David da Silva – 14.jan.2011
A oitava edição da Festa Caipira da Associação Músicos do Futuro homenageará neste sábado, 4 de julho, o saxofonista Agenor Augusto de Oliveira. Ele vai completar 80 anos de idade em agosto próximo, e integrou a primeira banda de música de Taboão da Serra, criada em 1961 pelo padre Carlos Spaniol.
Além do pioneirismo na extinta Banda de Música Paroquial de Taboão da Serra, o instrumentista criou sua própria corporação, a Lira Musical de Campo Limpo, bairro onde mora desde 1955.
A carreira artística de Agenor Oliveira inclui passagens por programas de televisão, gravação de comerciais para rádio e TV, e décadas de participações em shows, bailes, eventos esportivos, e inaugurações de lojas e órgãos públicos. Seu renome perante a sociedade taboanense foi reconhecido com o diploma Personalidade do Ano de 1974, concedido pela Gazeta do Taboão.

Padre Carlos com sua tuba na primeira banda musical 
de Taboão da Serra. 
Acervo particular | Nelson Moraes de Oliveira
O som que vem de longe
Já na primeira edição da Gazeta do Taboão, em 24 de setembro de 1961, a banda de música em Taboão da Serra já dava sinal de vida. O jornal publicou naquela data a formação de uma comissão organizadora para montagem da banda. A compra dos primeiros instrumentos foi feita com a arrecadação da Festa de Nossa Senhora de Fátima, realizada em maio de 1961. Também contou com doação em dinheiro de duas empresas de ônibus que operavam na cidade, e uma verba da prefeitura local. A iniciativa foi comandada pelo padre Ivo Carlos Spaniol, pároco de Taboão da Serra desde 1959 até 1966. Padre Carlos também era músico, e tocava tuba na banda recém-criada.
A primeira apresentação da banda taboanense em público se deu no Sete de Setembro de 1961. E lá estava o sax alto de Agenor Oliveira.

Títulos de nobreza
Nascido aos 13 de agosto de 1935 em Furquim, Minas Gerais, Agenor Oliveira despertou cedo para a música. “Se eu não fosse saxofonista, minha outra opção seria o acordeon”, diz “maestro Agenor”, como é conhecido.
Lira Musical de Campo Limpo na inauguração de escola
infantil em Taboão da Serra – 28 de junho de 1992
Sua presença naquela primeira bandinha de música de Taboão da Serra é um ponto a mais em sua vasta trajetória. Tocou em várias formações como a Banda Santamarense (do bairro Santo Amaro, em São Paulo), Banda do Jockey Clube de São Paulo, além das bandas que ele próprio criou, como a Brazilian Band Show, onde tocou por mais de 10 anos.
A clientela das bandas de música do maestro Agenor era igualmente imensa. Tocou em comerciais de TV para a Companhia Vale do Rio Doce, bicicletas Monark, Casas Pernambucanas, Ron Montilla, entre outras. Constantemente contratado pela Associação Comercial de Pinheiros e prefeituras da capital e do interior paulista, da Grande São Paulo, e cidades de outros Estados.
Na TV Bandeirantes tocou no Programa Grande Circo de 1977 a 1978. Na TV Cultura fez o programa Bambalalão. De 1980 a 1981 tocou no programa Tic Tac.
Além do já citado diploma Personalidade do Ano 1974 em Taboão da Serra, foi homenageado em 1984 pelo Lions Club de São Paulo/Pirituba; pelo prefeito Mário Covas em 1984; pela Secretaria de Esportes e Turismo em 1992, dentre tantas honrarias.
Agenor à frente do Bloco da Ressaca, no Carnaval de 2010
Não satisfeito com a agitada vida de instrumentista, Agenor Oliveira criou em 1973 a Lira Musical de Campo Limpo, com 18 integrantes; em 1986 criou a banda do Bloco da Ressaca, no bairro paulistano do Cambuci, e em 15 de fevereiro de 1997 fundou o Bloco da Amizade, no Campo Limpo.
Quando não estava com o saxofone na boca, o veterano músico se dedicava ao seu Empório Barroco, inaugurado em 13 de agosto de 1968.
“Homenagear o senhor Agenor é uma obrigação. Aliás, seremos nós que nos sentiremos homenageados por receber uma personalidade tão importante como ele”, diz o Maestro Edison Ferreira, fundador da Associação Músicos do Futuro.

VIII FESTA CAIPIRA MÚSICOS DO FUTURO
Dia 4 de julho (sábado) – das 17h às 22h
Rua Nair Marques de Souza, 129 – Jd Maria Rosa
Taboão da Serra – SP
Informações: 4787-8277

3 comentários:

Anônimo disse...

Olha eu acho muito interessante o seu blog. Aliás, como se dá para notar, você leva jeito para ser um repórter historiador de Taboão da Serra, achei muito interessante essa mostra onde aparece a banda antiga de Taboão, com o saudoso Padre Carlos Spaniol. Sabe por que eu estou dizendo isso? E porque a história de Taboão da Serra, deveria ser contada por quem viveu esse tempo de desenvolvimento da Cidade! Alguém deve aproveitar os depoimentos de alguns antigos moradores, que ainda estão vivos, e também ainda, podem relatar muito sobre o Taboão que começou como cidade de nada e, tornou - se pujante . Do jeito que está não vão faltar "historiadores" de hoje, contando o que nunca presenciaram´. Futuramente, poderão falar muito bobagem sobre a nossa Cidade. Vão inventar o que nunca aconteceu!

Anônimo disse...

A Paroquia de Santa Terezinha de Taboão da Serra, foi instalada em 1955. O Vigário era o PADRE JOÃO BUECHER, que ficou de 1955 a 1959. Foi substituído pela Padre Carlos Spaniol de 1959 até 1965, quando então, foi substituído pelo Padre Tomaz Raffainer, até 1989, O Padre Aguinaldo de Carvalho, é atualmente o titular do Santuário de Santa Terezinha.

David da Silva disse...

Ao comentário de 03jul2015, às 17h20 - Terei grande prazer registrar seu relato e de outros moradores que vivenciaram a origem da nossa cidade. Por favor faça contato.
Ao comentário de 03jul2015, às 17h38 - Obrigado pela correção do fato histórico. A retificação já está feita na matéria. Espero contar, sempre, com vossa colaboração.