domingo, 22 de dezembro de 2024

Primeiro médico de Taboão era mestre do xadrez, e autor de best-seller nesse esporte

Orfeu D’Agostini (de branco) no Torneio Internacional de Águas de São Pedro (SP) - julho/1941. Acervo: Herman van Riemsdijk

David da Silva 

Quatro anos antes de ser designado para trabalhar em Taboão da Serra, o médico Orfeu Gilberto D'Agostini publicou um dos livros mais importantes sobre o jogo de xadrez. Lançada há exatos 70 anos, a obra monumental (a edição que usei para esta reportagem tem 614 páginas) mantém elevada procura até hoje.

Para Rafael Leitão, número 1 do xadrez no Brasil em 2018, o livro de D'Agostini "é o clássico dos clássicos. Foi meu primeiro livro, e inúmeros enxadristas brasileiros começaram seus estudos com ele".

O primeiro serviço público de saúde de Taboão da Serra foi instalado em 1958, ao lado de onde hoje é o Santuário Santa Terezinha, no Largo do Taboão. Doutor Orfeu atendia na puericultura (crianças e adolescentes) e o ginecologista Brasil Carvalho fazia os pré-natais. Eram auxiliados por Aparecida Lurdes de Moraes, Dulce de Oliveira e Zélia Maria Cardoso, contou o ex-prefeito Armando Andrade numa entrevista no ano de 2003. O jornalista Waldemar Gonçalves, no livro Taboão Sua História e Sua Gente, cita também a escriturária dona Lúcia e Anselmo Dias como funcionários do local.

O Posto de Puericultura foi posteriormente transferido para a Rua Getúlio Vargas de onde teve de sair devido às constantes enchentes.

Criação do primeiro posto de saúde em Taboão. Acervo: blog bar&lanches taboão

O engenheiro Orlindo de Jesus Domingos tem uma lembrança muito nítida do local exato onde funcionou o Posto de Puericultura. “Era na esquina da Rua Santa Luzia com a BR-116. Entre esse posto de saúde e a igreja antiga, havia uma série de pequenos comércios: quitanda, salão de beleza, barbeiro, casa de aves, e mais umas duas lojinhas”, enumera. Além de ter sido secretário de Obras de Taboão da Serra por muitas décadas durante os mandatos de quatro prefeitos, Orlindo cresceu na região do entorno do Largo do Taboão, e tem um detalhe que o torna incontestável: “Meu pai era o dono da quitanda perto do Posto de Puericultura”.

A palavra esportes é comumente associada a esforços físicos. Mas o enxadrismo é considerado o esporte da mente. Para o escritor alemão Goethe, "o xadrez é a ginástica da inteligência".

Foi com essa citação que o doutor Orfeu D'Agostini abriu o primeiro capítulo do seu livro Xadrez Básico, em 1954.

Por mais de 30 anos, ele conciliou a Medicina com a atividade de cronista esportivo no Diário de São Paulo.

Coluna do dr Orfeu na imprensa

O blog investiga qual o período em que doutor Orfeu atendeu em Taboão da Serra. Busca-se também a data exata do seu nascimento em 1922 na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Faleceu em 14.abr.1995, aos 73 anos.

Sua única foto disponível na internet pertence ao acervo do enxadrista brasileiro-holandês Herman Claudius van Riemsdijk.

Orfeu D'Agostini recebeu o título de Mestre Nacional conferido pela Confederação Brasileira de Xadrez em 22.fev.1963.

Em dezembro de 2017, na sua cidade natal foi realizado o Torneio Infantil de Xadrez Dr Orfeu Gilberto D'Agostini.

Em 1997, o jogo de xadrez foi introduzido na EMEF Ugo Arduíni, em Taboão da Serra, pela sua então diretora Sandra Lima.

Em maio de 2010, com a participação de 287 alunos de 15 escolas e vitória da EMEF Cecília Meirelles, foi realizado o 1º Campeonato Escolar de Xadrez de Taboão da Serra, na gestão do secretário de Esportes Luiz Lune. Em outubro do ano seguinte, na segunda edição do evento, a E.E. Zeicy Apparecida, do bairro Jd Oliveiras, foi campeã.

Livro do primeiro médico de Taboão da Serra é vendido a preço de raridade

Nenhum comentário: