David da Silva
Na
sessão da Câmara de Taboão da Serra na última 6ª-feira (3), o vereador Marcos
Paulo falou na tribuna o que todos já sabem: será secretário de Transportes. Mas,
não disse o que todos precisam saber: em qual data vai assumir o cargo, e se
vai permanecer nele durante o mandato do prefeito atual. A dois jornalistas, ele
contou que “provavelmente em fevereiro” deve deixar a cadeira de vereador, e
que a secretaria será “uma experiência”. Se der errado, ele engata a ré.
Em
entrevista publicada na 2ª-feira (6) pelo portal O Taboanense, Marcos Paulo não omite que vai fazer política na Secretaria
Municipal de Transportes: “A gente não vai deixar de ser vereador. Vamos
continuar atendendo, vamos atender a nossa base, vamos atender o nosso grupo. A
gente vai ser um vereador secretário”.
Embora
tenha comparecido à Secretaria de Transportes ao lado do prefeito no dia 2 de
janeiro, o vereador não define quando vai se licenciar da câmara para virar
funcionário da prefeitura: “provavelmente em fevereiro eu assumo a pasta”.
Naquilo que denominou de ‘visita técnica’, Daniel Bogalho disse que “o trânsito é uma questão importante para Taboão da Serra”. Apesar da suposta importância, o prefeito vai deixar a Secretaria de Transportes sem titular nos primeiros dois meses da nova administração.
Laboratório
Nono menor município do Brasil, Taboão da Serra tem mobilidade complicada. Seus 273 mil habitantes se espremem na proporção de 13.416 pessoas por km². A maior densidade demográfica do país.
A malha viária é de apenas 11% - o ideal seriam 15%. Segundo o IBGE/2023, há 151.614 veículos registrados na cidade - 493 ônibus, 2.579 caminhões, 29.796 motos, 89.471 automóveis, etc.
Números
de 2019 apontam que os 124 ônibus das 10 linhas circulares transportam 42.016
pessoas por dia, num total estimado de 1 milhão e 260 mil pessoas por mês.
Para Flamínio Fichmann, coordenador da divisão de transporte metropolitano do Instituto de Engenharia, “a ocupação do Taboão se deu de forma muito precária. São ruas estreitas, mal resolvidas, com desenho inadequado. Nunca houve investimentos importantes para o trânsito e para o transporte público. Foi uma cidade que simplesmente inchou”.
Mesmo perante tamanha complexidade, o vereador Marcos Paulo diz que sua presença na Secretaria de Transportes será uma espécie de laboratório. "Acho que vou ter uma nova experiência na minha carreira política. Se não der certo, eu volto [para a Câmara]", disse ao Jornal Atual em 26.dez.2024.
Contra mão
No
terceiro mês do mandato de Aprígio, em 08.mar.2021, foi criado pelo decreto
31/2021 o Grupo Intersecretarial para a Municipalização da BR-116. Nenhum dos
13 vereadores se contrapôs à medida.
No
dia 19.fev.2024, o vereador Marcos Paulo festejou com fotos e vídeos a transferência
da rodovia para a prefeitura.
Em 05.mar.2024, assinou como coautor o projeto de lei que deu o nome do pai do prefeito ao trecho municipalizado.
Três
dias depois, ele se filiou ao partido do Daniel, e passou a criticar Aprígio.
Agora,
como secretário Marcos Paulo terá de ir na contra mão do que fez como vereador.
Seu novo patrão já definiu o itinerário.
"Nosso
principal objetivo é tentar devolver a Rodovia Régis Bittencourt para o governo
federal. Ela traz uma despesa para Taboão da Serra de praticamente R$ 15
milhões anuais. Nós temos muitas outras prioridades, e entendo que esse gasto
nesse momento é desnecessário" declarou Daniel ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo, 28.out.2024.
Se
a desmunicipalização derrapar, Daniel vai avançar contra os semáforos. “Caso
não haja possibilidade de devolver a rodovia, nosso objetivo é fazer uma
repaginação desse projeto, porque eu entendo que tem uma quantidade em excesso
de faróis”.
Falar mal dos semáforos foi a sua bandeira de guerra 👇
Enquanto
Marcos Paulo estacionar seu carro todas as manhãs na Secretaria de Transportes,
sua vaga na Câmara será da suplente Thamires. Mas ela terá de ficar com o
pisca-alerta ligado.
3 comentários:
Marcos Paulo apoiou essa idiotice de "A BR é nossa" ? Não deveria ser reeleito e muito menos ser secretário de transporte. Péssima escolha. O prefeito começou muito mal com seus secretários. Time ruim.
INFELIZMENTE NÃO EXISTE MAIS AQUELA GERAÇÃO ANTIGA QUE TINHA IDEOLOGIA E PALAVRA GARANTIDA NO FIO DO BIGODE, BESTA DE QUEM CONFIAR EM POLÍTICOS.
A municipalização da rodovia é importante pra cidade, como relata a reportagem temos 11% de malha viária, o mínimo é 15%, está justificada pela mobilidade e integração do município. O resto é demagogia eleitoral. Os parlamentares faziam média pelo retorno do shopping, a cidade ganhou diversos. O retorno da avenida Paulo Ayres desafogou..
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