David da Silva
Vou
dar duas opções pra você ver quem convidaria para sua festa de Fim de Ano,
hoje à noite.
A
primeira opção é um repórter de escrita truculenta. Não se envergonha de
distorcer e até inventar fatos para tornar a notícia mais atraente, vendável. É
colaborador do Esquadrão da Morte, grupo de extermínio formado por policiais à
paisana.
A segunda opção é um jornalista com um texto encantador. Batalhador incansável das informações. Além do estilo sedutor nas reportagens, é letrista de canções famosas. São dele os versos que você vai cantar à meia-noite deste sábado: “Adeus Ano Velho / Feliz Ano Novo / Que tudo se realize no ano que vai nascer...”
Sua escolha seria fácil, caro leitor, querida leitora, não fosse o detalhe de as duas pessoas acima serem uma só. Todas essas características tão desiguais estavam concentradas no repórter David Nasser.
***
No meio do empurra-empurra dos policiais para expulsar os camelôs da estação de trem no centro da cidade do Rio de Janeiro, o repórter vacilão acabou levando uns cassetetes na cabeça. O garoto David Nasser, 14 anos, mascateava pentes e giletes pela Central do Brasil. Viu o bloco de anotações cair do bolso do jornalista quando este era posto na ambulância.
Ávido
por um dinheirinho, o pequenino David levou os papéis para a redação de O Jornal – talvez lhe pagassem boa
recompensa... O chefe de reportagem quis saber: “Ó, menino. Você viu tudo? É
capaz de contar direitinho o que aconteceu?”. O moleque foi para a máquina de
escrever. Surgia ali, em 1931, um dos maiores repórteres de todos os tempos do
Brasil.
*
Filho do casal de imigrantes libaneses Alexandre e Zakia Nasser, David contraiu meningite na infância pobre em Jaú (SP) onde nasceu. Com seus sete filhos (David era o terceiro) a família perambulou por Mato Grosso (Campo Grande e Três Lagoas, onde menino viveu até os quatro anos) depois para o Rio e, após dois anos, foram para Caxambu (MG), onde residiram de 1925 a 1930
Na
segunda fase da sua meninice em São Lourenço (MG) David foi charreteiro e
entregador de pão para pagar o estudo.
Ao mudar-se para o Rio, a família botou logo o pirralho na rua pra se virar vendendo bugigangas. Até que veio aquela confusão entre os polícias e os ambulantes na ferroviária...
***
David Nasser usava apenas dois dedos na sua velha máquina de escrever. Aqueles dois dedos provocavam terremotos na sociedade brasileira.
Como
sequela da meningite ficou com o andar esquisito, como estivesse embriagado.
Suas mãos tinham movimentos desconexos – derrubava coisas; se sujava todo e
emporcalhava tudo em volta quando comia. Era fanho. Enxergava pessimamente mal.
“Estivador
do noticiário”, tinha paixão por desencavar assuntos. Disposição assustadora
para ir atrás de pautas. Colocou o repórter de rua em posição inalcançável pelo
pessoal interno das redações.
Castelar de Carvalho, do jornal A Noite, gostava de dizer:
-
Se eu fosse dono desta baiúca (a baiúca era o seu querido jornal) botava esse
sujeitinho de 20 anos na balança e pagava o peso dele em ouro. Vale por uma
redação inteira e equipada.
O “sujeitinho de 20 anos” era David Nasser, que naquele longínquo 1937 entrava na redação d’A Noite com seu andar de marinheiro alcoolizado, roupa repuxada prum lado, falando mansinho, mas com faíscas de relâmpago chispando no olhar.
Fiel
à tradição do xará bíblico, David Nasser tinha um fraco todo especial, todo
davidiano pelos vagabundos, pelos andarilhos humildes.
Dava
mais valor à criatividade do que à verdade. Se um fato lhe parecia insuficiente
para “vender bem” a notícia, dava livre curso à imaginação. Inventava fontes de
informação. Lapidava tão duro cada detalhe fantasioso, que a matéria trazia a
mentira solidamente fundida à verdade.
Se
o noticiário estava fraco, sem problema.
Criou
a personagem Giselle – a Espião Nua que Abalou Paris. Publicava os capítulos no
Diário da Noite. As vendas explodiram. Mas o patrão não correspondia ao esforço
do repórter-escritor. Então... David Nasser escreveu um capítulo que encerrava
com Giselle acuada num beco, com o revólver de um oficial nazista encostado em
sua cabeça. “Se você não acertar meus salários atrasados agora, a Giselle
aparece morta no capítulo de amanhã”, disse David para o patrão Assis
Chateaubriand. Que assinou o cheque rosnando: “Turco miserável... Ah! turco
miserável!”
A
capacidade criadora não se limitava a personagens de ficção.
Como
a reportagem de 6 de maio de 1944: “Morreu Jean Manzon!” gritava a capa da
revista O Cruzeiro, onde David “matou” seu fiel parceiro fotógrafo. Ainda dizia
o texto que Jean pediu para ser enterrado com a inseparável câmera
fotográfica...
David Nasser e Jean Manzon trabalharam juntos de 1943 a 1952. A dupla de repórter e fotógrafo mais amada e odiada do País. Ganhavam dinheiro com o que publicavam, e também com o que deixavam de publicar. Qualquer reportagem era “negociável”.
Gente
pagava para ser humilhada. Louvado ou esculhambado, importante era ser citado.
“Quem não sai na coluna do David Nasser, não existe”, era a lógica perversa dos
alpinistas políticos.
Feito
a reportagem “Barreto Pinto sem máscaras”. O deputado era casado com uma mulher
rica, e queria popularidade. Contratou Nasser e Manzon para ter sua vida
devassada na reportagem. Pagou a matéria a peso de ouro. Com a condição de
processar os dois. Jean Manzon convenceu o político a posar sem as calças – só
de fraque e cuecas, com a promessa de publicar a foto da cintura para cima. No
dia seguinte lá estava o deputado nas bancas de jornais, de cuecão
samba-canção. Foi cassado por falta de decoro parlamentar...
Com o golpe de 1964 David se envolveu com os militares e seu discurso
ufanista. Virou guru de Mário Andreazza, então ministro dos Transportes.
Encachorrado com os milicos tinha informações privilegiadas sobre o combate à
guerrilha urbana.
A
amizade com os generais o aproximou de fazendeiros e empreiteiros endinheirados.
David Nasser virou burguês. Dono de muitos imóveis e até de fazendas, que
deixaram rica sua viúva Isabel.
A
má índole atingiu o ápice quando defendeu de peito aberto os esquadrões da
morte, a quem chamava de “empreiteiros de Jesus”. Foi presidente de honra da
Scuderie Le Cocq, composta por policiais justiceiros.
*
Paralelamente
a essa face sombria, David Nasser foi compositor de versos imortais. Letrista
afiado. Parceiro de autores de peso: Donga, Ataulfo Alves, Alcyr Pires
Vermelho, Custódio Mesquita, Herivelton Martins. Gravado por vozes importantes:
Aracy de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Nelson Gonçalves.David Nasser (dir) com Herivelton Martins
***
Nem tudo eram flores para o repórter sacana. Em 26 de dezembro de 1963, o então deputado Leonel Brizola avistou David Nasser na outra ponta do balcão da Varig, no aeroporto do Galeão, no Rio. Meses antes David havia escrito uma matéria detonando Brizola (vê só o título: “A Biografia de um Pulha”). O político deu uma porrada na orelha e outra no queixo do repórter, que tombou desmaiado.
Dias
depois, ainda moído da surra que levou, David publicava nova matéria que
iniciava: “Bato o teclado desta máquina com a mão que esbofeteou um canalha
pela segunda vez”...
***
David
Nasser morreu às 3 e 15 da tarde de uma 4ª-feira, 10 de dezembro de 1980, com
câncer no pâncreas e complicações da diabetes. Havia sido internado na 6ª-feira anterior, na
Casa de Saúde São José.
Três
dias antes de falecer, pediu que levassem ao seu leito um gravador para ditar
sua crônica semanal, mas faltou-lhe força.
Estava
com 63 anos.
Tinha
nascido em 1917, no dia 1º de janeiro.
Feliz aniversário, xará!
4 comentários:
O título dessa postagem é uma paródia ao nome do livro de Mário de Andrade, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
Rapaz, lembro quando esse cara morreu! Eu era uma menininha e meu pai, Super fã desse cara, triste, me contou sua história...
Obrigada por reavivar minhas memorias!
Eu tinha 20 anos de idade - em 1980 - quando ele morreu. Lembro que o seu caixão foi coberto com a bandeira do ‘Esquadrão da Morte’ - chamado de ‘Scuderie Le Cocq’. O cara era um cascateiro da melhor marca. Ele publicou em ‘O Cruzeiro’ - com exclusividade - um relato da mulher do líder anticomunista chinês, madame Chiang Kai-shek. O “furo” rendeu uma pomposa venda daquela edição, já que a chinesa não era chegada a dar entrevistas. Como acontecia em todas as matérias bombásticas, seu parceiro em mais este episódio de ‘jornalismo literário’, foi o fotógrafo francês Jean Manzon, que registrou uma foto da “entrevistada” meio que distante. O cara descreveu detalhes do encontro com a personagem, que foi desmentido mais tarde pela própria chinesa, quando se descobriu que até a foto foi falsificada (e não existia o photoshop hein?). Há comentários de que Nasser vestiu um quimono e pousou para a produção da imagem. Era um gênio da imaginação! Entre cerca de 300 composições de canções populares, é, também, o compositor de ‘Nega do Cabelo Duro’. Apesar de ninguém alcançar seu nível de intelecto-imaginário, Nasser não foi o único neste tipo de malandragem na imprensa daqueles anos, sendo que o próprio dono de ‘O Cruzeiro’, o jornalista Assis Chateaubriand, era amante do jornalismo polêmico e sanguinário.
esse meu tio avo david era uma figura ! Deus proteja o senhor onde estiver! pena que quando morreu eu tinha apenas 5 anos !
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