quarta-feira, 24 de março de 2021

Aprígio parou obra de UBS para se promover, diz construtora

 Aprígio futucando laje com o dedo para achar defeito na UBS do Parque Laguna

David da Silva

A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Laguna, em Taboão da Serra, teve a sua construção interrompida em janeiro deste ano pelo prefeito Aprígio, 14 dias após sua posse. Ele alegou ter encontrado “inúmeras irregularidades” e o trabalho seria suspenso por 30 dias. Decorridos 70 dias, o canteiro de obras continua parado. A UBS deveria estar pronta no último domingo, 21 de março.  A construtora Serracon considera a paralisação “um ato arbitrário que mostra apenas um lado de promoção política”.

Projeto condenado

O argumento de Aprígio para barrar a obra foi que a empreiteira Serracon não seguiu o projeto elaborado pelo engenheiro Fellipe Ferrari Fakri, da FFF Projetos e Assessoria em Construções Ltda. “Olha a situação que a gente estamos encontrando a obra” (sic), falou Aprígio chamando o testemunho do engenheiro calculista: “Ele também está abismado”. O prefeito disse que o plano executivo da FFF Assessoria “é um projeto certo, projeto bom, com cálculo correto”.

A Serracon diz que “as informações passadas divergem da realidade”.

O projeto executivo de Fellipe Ferrari foi punido pela Prefeitura de Taboão da Serra por “envolver erros de projeto e orçamento”, “além de não ter contemplado serviços essenciais à execução da obra”. A decisão foi assinada em 10 de dezembro de 2020.

Empresa contatada por Aprígio para fazer laudo foi multada e teve contrato cancelado em 2020 por erros no projeto da obra
Pelas inconsistências do serviço prestado, a FFF Projetos e Assessoria foi multada em 10% do valor do contrato (R$ 70 mil), e ficou proibida de prestar serviços à prefeitura taboanense pelo período de um ano.

“Como nossa empresa poderia seguir um projeto assim?”, protesta a Serracon. “Todas as alterações feitas no projeto foram necessárias e aprovadas pela Secretaria de Obras”, acrescenta.

Empresa impedida

A Serracon critica a presença de Fellipe Ferrari como principal acusador. “O engenheiro calculista não poderia nem estar presente para análise da obra, e menos ainda a empresa que está por 12 meses proibida de ser contratada pela Municipalidade de Taboão”, reclama.

Apesar de a FFF Assessoria estar proibida temporariamente de prestar serviços à Prefeitura de Taboão da Serra, a gestão Aprígio solicitou à empresa laudo sobre a construção; se é preciso fazer ajustes, ou se será necessário embargar a obra e abrir nova licitação.

Obra era para ficar suspensa por um mês, mas está parada há 70 dias. Veja fotos da construção paralisada:


A UBS Parque Laguna teve sua licitação lançada em 12 de julho de 2019 pela gestão do ex-prefeito Fernando Fernandes. O contrato de construção foi assinado em 6 de março de 2020 por R$ 1.933.937,51. Pelo projeto original, a unidade terá 13 consultórios, dentista, ginecologista e sala de raio-X.

Nenhum comentário: