quinta-feira, 25 de março de 2021

Aprígio interrompe vacinas nas UBSs durante feriadão. Idosos terão de se deslocar até o shopping

Norina Maria de Oliveira recebeu sua segunda dose na UBS do Jd Suiná. Unidade  de Saúde estará fechada pelos próximos 10 dias. Foto: Adilson Oliveira – 24.mar.2021

 

David da Silva

Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Taboão da Serra ficarão fechadas durante 10 dias – de 26 de março a 4 de abril – e não aplicarão vacinas contra a covid-19. Moradores com idades de 69, 70 e 71 anos terão de se locomover até um centro comercial para serem vacinados. A interrupção ocorre no pior momento da crise sanitária. Brasil hoje é o foco mundial da doença. Taboão da Serra está nas manchetes internacionais com 466 mortos – 105 mortes no governo Aprígio; 25 óbitos nos últimos 20 dias. O sistema de saúde da cidade está em colapso – ontem às 22h havia 62 internados na UPA Akira Tada – 43 em leitos de enfermaria e 19 pacientes na emergência (12 deles intubados).

O Governo do Estado de São Paulo antecipou para amanhã, 6ª-feira 26 de março, a vacinação dos idosos de 69 a 71 anos, mas a gestão Aprígio só vai começar a vaciná-los três dias depois.

Taboão da Serra tem 13 UBSs, mas uma delas foi fechada para a população, e só faz triagem de pessoas com sintomas da covid-19.

Catraca cibernética

Para ter direito à vacina a partir da 2ª-feira 29 de março, a pessoa de 69 a 71 anos será obrigada a fazer um cadastro pela internet em um site que ainda não está no ar. A Prefeitura de Taboão da Serra não explicou como vai agir com quem comparecer ao local de vacinação sem ter feito o cadastro. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 51% dos brasileiros ainda não estão incluídos no mundo digital; nosso país está em 72º lugar no ranking global de acesso às tecnologias.

O interessado em vacinar-se terá de levar comprovante de endereço e documento de identidade com foto, além do cartão do SUS – se for segunda dose, levar a carteira da primeira dose.

O ponto de vacinação no estacionamento do Shopping Taboão só vai funcionar por três dias durante o feriadão de 10 dias, e apenas das 8h da manhã às 4h da tarde. Sexta, sábado e domingo deste final de semana não terá vacina. E nem quinta, sexta, sábado e domingo da semana que vem.

VACINA contra covid-19

Idosos de 69, 70 e 71 anos

Estacionamento do Shopping Taboão

Dias 29, 30 e 31 de março – das 8h às 16h

Obrigatório fazer cadastro antes no site

www.vacina.ts.sp.gov.br (AINDA NÃO ESTÁ NO AR)

Precisa avisar se vai de carro ou a pé

2 comentários:

Adriano Neri disse...

Inacredítável ... Em meio a pandemia deixar de vacinar nossos idosos em "suas" UBSs de origem?
Bando de irresponsável.
Não tinhamos vacinas e agora vai tarder 10 dias a aplicação?
Obrigar o idoso a se deslocar até o shopping?
Fazer o idoso entrar na internet e se cadastrar.
Falta de respeito . Bando de birutas...
Tem Vereadores aí que nem eram nascidos e muitos idosos já habitavam e pagavam impostos neste município.
o Sr. Prefeito nem tinha ouvido falar em Taboão da Serra e eles já moravam e ajudaram a costruir este Municípo.
Lamentável vão ti catar pra não escrever outra coisa.

Márcio Assunção disse...

Blog voltou com tudo hein??