domingo, 4 de abril de 2021

Hoje tem Julia Ferreira no Festival Ilhabela. Ivan Lins canta no mesmo evento, dia 18

Julia Ferreira e Oscar González | Divulgação

David da Silva

A cantora Julia Ferreira faz neste domingo de Páscoa, 4 de abril, o show de abertura da terceira edição do Festival Ilhabela Bossa & Choro. Coerente com o momento, o evento será totalmente online. O show de encerramento será no próximo dia 18 com Ivan Lins. O acesso é grátis.

O Festival Bossa & Choro lançou âncora em Ilhabela em 2017. Naquele ano e no seguinte, o evento rolava em um palco fixo e transbordava com apresentações pelas ruas, praças e praias.

Na primeira edição o acontecimento musical produzido pela Lucas Show já disse a que veio com participações de João Donato, Menescal, Vânia Bastos, Rosa Passos. Na montagem de 2018, outros nomes de peso - César Camargo Mariano, Toninho Horta, Jaques Morelenbaum, Alaíde Costa, Wanda Sá.

 O tom da Julia

Julia Ferreira cativa o ouvinte com dicção cristalina, tonalidade pura e leveza no fraseado. Sua ligação com a obra de Tom Jobim é visceral. Das 60 canções gravadas nos seus quatro álbuns em homenagem à bossa nova, 25 são dele.

No palco, Julia magnetiza a plateia com a pregnância de que Vinícius tanto falou.

Descoberta pelo guitarrista e produtor Oscar González, antes mesmo de lançar sua antologia 60 Anos da Bossa Nova Julia Ferreira já havia pisado em solos sagrados da MPB como Beco das Garrafas, Bar Brahma e Bourbon Street, neste último com a presença valorosa de Roberto Menescal.

Antes de a pandemia assolar o planeta, Julia Ferreira se apresentou com a Jazz Sinfônica em janeiro do ano passado.

Na apresentação em formato de live deste domingo, a cantora fará o tributo Elis & Tom com releituras da obra da intérprete maior e do maestro soberano.

Duelo e dueto

As relações de Elis Regina com Tom Jobim não tiveram início promissor. Ela foi rejeitada por Tom para a gravação em disco do espetáculo Pobre Menina Rica, do qual ele era arranjador, em 1964.

Dez anos depois a cantora pediu um disco seu com Tom, como presente de aniversário pelos 10 anos do seu contrato com a Philips. Gravado entre 22 de fevereiro e 9 de março de 1974, o disco começou como duelo (Elis xingando Jobim de “babaca, chato”) e terminou como dueto de pessoas completamente encantadas uma com a outra. O videoclipe Águas de Março não deixa dúvida de como foram os embates e as empatias de Elis & Tom eternizados nos 37 minutos e 46 segundos deste que é considerado um dos álbuns mais importantes da MPB em todos os tempos.

Trecho do roteiro dos três shows que Elis & Tom realizaram em outubro de 1974 no Teatro Bandeirantes (duas apresentações) em São Paulo e outro no Hotel Nacional do Rio de Janeiro

É a magia destes “momentos vividos por duas pessoas muito tensas, que só conseguiam se descontrair através da música” (segundo o texto da própria Elis na contracapa do histórico disco) que Julia Ferreira vai nos devolver nesta noite de Páscoa.

4 de abril, às 19h30.

ilhabela bossa & choro

http://bit.ly/ilhabelabossaechoro

·        Julia Ferreira canta Elis & Tom

·        Thiago Espirito Santo convida Bia Góes, Fábio Peron e Danilo Silva


Nenhum comentário: