quinta-feira, 15 de abril de 2021

Escola infantil é usada para testes da Covid em Taboão da Serra

EMEF Jorge Amado – Foto: David da Silva

David da Silva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge Amado, localizada no Jd Clementino, em Taboão da Serra, está sendo utilizada para a testagem de pessoas com sintomas da Covid-19. O contrato da prefeitura com a Associação Instituto Prius determina que os testes sejam realizados no Pronto Atendimento (P.A.-Covid) instalado na UBS do Jd Clementino. O atendimento das pessoas sintomáticas dentro da escola é feito por funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra. O contrato não prevê o uso de funcionários públicos municipais como linha auxiliar da firma contratada.

“Até a semana retrasada os testes eram colhidos lá mesmo [no Pronto-Atendimento na UBS Jd Clementino]. Só que como eles não estavam dando conta da demanda, montaram lá na escola para fazer o PCR e o teste rápido”, diz a fonte ouvida pela reportagem. “Os pacientes saem da UBS [do Jd Clementino] com o encaminhamento e vão pra escola colher o PCR, e a escolinha fica aberta de domingo a domingo”, complementa.

Das 7h às 19h os testes são feitos na EMEF Jorge Amado. “Depois das 7h da noite é colhido lá no instituto mesmo”, refere-se ao Instituto Prius contratado pela prefeitura como gestor dos serviços médicos de atendimento dos pacientes leves e moderados com suspeita de Covid no município.

O contrato determina que “é de responsabilidade exclusiva e integral da contratada a utilização de pessoal”.

O contrato é específico ao apontar que os serviços diagnósticos (testes) devem se dar “em espaço sito à Rua Tsuruki Tsuno, 104, Jardim Clementino”, e que cabe à Associação Instituto Prius “garantir equipe de profissionais para o atendimento”.

Até do SAMU

A reportagem teve acesso ao livro de ponto dos funcionários da prefeitura que atendem pessoas com sintomas de Covid na EMEF Jorge Amado. São servidores públicos deslocados de várias unidades básicas de saúde, inclusive CAPS e até o SAMU.

“A empresa contratada fica responsável pelo fornecimento de todo o RH necessário aos atendimentos além de todos os insumos”, diz o contrato ao enumerar que a Associação Instituto Prius deve manter um quadro de funcionários com 5 médicos (3 diurnos e 2 noturnos), um enfermeiro RT, 15 enfermeiros, 21 técnicos de enfermagem, 10 auxiliares administrativos, farmacêutico, gerente de unidade, e um coordenador médico.

Em comentário postado no Facebook  às 19h04 desta 4ª-feira, a moradora Márcia Soares relata que “não entendi quando mandaram meu marido fazer o teste no anexo [na EMEF Jorge Amado], e era a escola com funcionários da prefeitura. Se o hospital é terceirizado acho que os funcionários deveria ser deles”, critica.

A empresa foi contratada pela Prefeitura de Taboão em 9 de março de 2021 pelo prazo de 90 dias ao custo de 3 milhões e meio de reais (R$ 3.510.925,62).

Comentário no facebook da esposa de um paciente atendido pelo Instituto Prius, e encaminhado para fazer teste com servidores da Prefeitura de Taboão da Serra

Nenhum comentário: