quinta-feira, 22 de julho de 2021

Novo astro tricolor, Marquinhos foi revelado pelo Pequeninos do Jockey

Marquinhos comemora seu gol na Libertadores. No detalhe, o atleta aos 7 anos de idade quando entrou para o Clube Pequeninos do Jockey.
Foto: Staff Images Conmebol

David da Silva

Hoje, 5ª-feira 22 de julho, faz exatamente quatro anos que Marquinhos saiu aclamado do estádio Gamla Ullevi, na Suécia, na conquista brasileira da Gothia Cup/2017 – os dois gols da vitória do Clube Pequeninos do Jockey saíram dos pés dele. Anteontem, Marquinhos saiu consagrado do estádio El Cilindro, na Argentina – participou de todos os três gols da vitória são-paulina, e foi o autor do segundo gol. É agora o jogador mais jovem a marcar pelo São Paulo em uma disputa de Libertadores.

Há outra coincidência entre a noite da última 3ª-feira e o dia 22 de julho de 2017. Naquele ano, o Pequeninos do Jockey estava desde 2005 sem ganhar uma Gothia Cup. E nesta 3ª-feira, o São Paulo quebrou o jejum de estar desde 2005 sem ganhar uma partida na Argentina. Nestes dois episódios separados por quatro anos, Marquinhos é o traço de união.

Marcus Vinícius Oliveira Alencar chegou ao Clube Pequeninos do Jockey no dia 6 de agosto de 2010, aos 7 anos de idade. No ano seguinte passou a treinar no núcleo que o Pequeninos do Jockey manteve em convênio com o São Paulo FC.

Quando viajou para a Europa com o Pequeninos do Jockey em 2017, Marquinhos despertou a atenção de um olheiro do Manchester united (leia mais abaixo). Hoje o atacante está na mira de times como Atlético de Madrid, Juventus e Real Madrid. Seu contrato com o São Paulo FC vai até 2024, e a multa rescisória está estipulada em 50 milhões de euros – R$ 308 milhões.

A noite do garoto

Com 18 anos completados no último 7 de abril, Marquinhos entrou em campo na partida desta semana contra o Racing com a responsabilidade de comandar o ataque do Tricolor do Morumbi em um mata-mata de Libertadores em plena casa do adversário argentino. E seu time precisava de gols. Pesou nada nos ombros do garoto essa incumbência.

Mal começou o segundo tempo e aos dois minutos Marquinhos recebeu belo passe de Benitez, invadiu a área de Arias e chutou no canto para fazer o segundo gol são-paulino. Nove minutos depois, Marquinhos de novo no front: invadiu a área pela esquerda e rolou para Rigoni fazer livre o terceiro gol da noite gloriosa no bairro portenho de Avellaneda.

Estreias exaltadas

Marquinhos foi muito elogiado ao fazer o gol da vitória do São Paulo (1 a 0 sobre o Athlético Paraná) em 27 de junho na estreia do Brasileirão Sub-20. Voltou a ser exaltado em 11 de julho na sua estreia como titular do time principal, com participação decivisa na vitória paulista contra o Bahia.

A partida já estava nos 33 minutos do segundo tempo contra a equipe baiana quando o técnico Hernán Crespo chamou Marquinhos para substituir Vitor Bueno. No relógio da história tricolor aqueles 33 minutos marcam uma nova etapa na vida do clube.

Afeito a conquistas, Marquinhos ganhou três troféus de campeão no seu tempo de sub-17.

Antes disso, em 2016 na sua primeira experiência internacional, Marquinhos voltou da China com o São Paulo campeão da Peace Cup – e ele com dois prêmios individuais na mochila: melhor jogador da competição e artilheiro (28 gols) daquela copa.

Na Gothia Cup em 22.jul.2017. Reprodução: YouTube/David da Silva
Herói de Gotemburgo

No ano seguinte o nome de Marquinhos era ovacionado pelas ruas de Göteborg, cidade na costa oeste da Suécia onde ocorre a cobiçada Gothia Cup, torneio mundial infanto-juvenil que naquele 2017 estava sendo disputado por 1.763 equipes de 82 nações.

Era a 32ª viagem do Clube Pequeninos do Jockey à Europa. Até então, os garotos comandados por José Guimarães Junior haviam levantado a taça sueca por oito vezes – fora as outras quatro, como vice. Mas o time não trazia um título de campeão para casa desde 2005...

Guimarães lembra cada detalhe daquele sábado histórico. “Acordei às 6h, tomei banho e às 7h30 tirei o pessoal da cama. Após o banho e o café, saímos todos às 8h30. Estávamos alojados na escola Katrinelundsgymnasiet, na rua Skånegatan, onde ficamos todos os anos desde 1982”. A escola fica a poucos metros do novo estádio Gamla Ullevi. No Ullevi antigo, ao lado do mais recente, ocorre a cerimônia de abertura da Gothia, e foi onde o Brasil ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1958.

Ao adentrar no lendário estádio sueco o Pequeninos do Jockey já tinha na bagagem a taça de campeão da Helsinki Cup daquele ano, conquistada na capital da Finlândia uma semana antes.

A finalíssima daquela Gothia-2017 foi contra o Lizzy Football Club, de Gana, país da África ocidental.

O repórter Oskar Avedal do jornal Göteborgs-Posten não economizou palavras para contar que  “hjälte för det brasilianska laget blev Marcus Vinicius Oliveira Alencar som stod för två mål” (em versão livre: Marquinhos foi o herói da equipe brasileira e marcou dois gols).

O primeiro, foi de cabeça no primeiro tempo. No segundo tempo, faltando quatro minutos para o término da partida, bola lançada para Marquinhos, que numa jogada de corpo tirou dois zagueiros e ficou frente a frente com o goleiro que apenas assistiu a bola entrar pelo lado esquerdo – 2 a 0 e festa brasileira.

“Nunca fiquei tão emocionado na minha vida”, conta Guimarães. “Chorei de alegria. Esperar por 12 anos para obter uma nova conquista na Gothia Cup. Foi emocionante. Desfilamos de carro aberto por toda a cidade. Todos aplaudiam”. Durante as comemorações da conquista, um representante do Manchester United se aproximou do Velho Guima, como Guimarães é conhecido. "Ele me sugeriu que encaminhasse o Marquinhos para o Manchester, mas eu disse a ele: 'nada feito. Temos compromisso com o São Paulo e é para lá que o garoto vai'".

Na semana seguinte, já na Dinamarca, também saíram dos pés de Marquinhos os dois gols da conquista da Dana Cup-2017.

Marquinhos voltou para o Brasil naquele ano como artilheiro da temporada europeia do Pequeninos do Jockey, com 57 gols.

No atual elenco principal do São Paulo FC, Luan e Liziero também foram atletas do Clube Pequeninos do Jockey quando crianças.

Ficha de inscrição de Marquinhos no Pequeninos do Jockey em agosto de 2010

Um comentário:

Márcio Assunção disse...

Considerando que não conquistamos à América desde 2005 e que naquele ano tbm enfrentamos o time da Barra Funda... estamos no caminho certo. Destinos cruzados. Boa sorte ao garoto e ao Clube bem amado.