sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Funcionários da Saúde protestam contra “descaso” do prefeito de Taboão da Serra

Funcionários em protesto na porta da unidade de saúde onde trabalham. Foto: Reprodução
David da Silva

Trajando preto, servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, fizeram uma manifestação na porta do local de trabalho nesta 6ª-feira, 6 de agosto. O protesto foi repercutido nas redes sociais onde os funcionários postaram que estão “de luto pelo descaso que o senhor prefeito Aprígio vem fazendo com a área da Saúde”, e pedem “respostas imediatas”, conforme o texto publicado no Facebook.

Além de reivindicações específicas para os profissionais da Enfermagem como gratificação dos técnicos e enfermeiros do PSF (Programa de Saúde da Família) e salário-base de R$ 1.300,00 para auxiliar de enfermagem, os trabalhadores pedem também a liberação do dissídio aprovado em 2020 antes de decretado o estado de pandemia, vale-transporte e reajuste do vale-alimentação. A pauta abarca ainda a situação da segurança nos postos de saúde, e a manutenção do abono de férias (conhecido por 14º salário) extinto recentemente por decisão judicial. Aprígio teve um prazo de 90 dias concedido pelo Tribunal de Justiça para elaborar uma nova lei sobre o assunto, mas não o fez.

Novos e antigos

A insatisfação permeia funcionários dos mais variados tempos de serviço na Prefeitura de Taboão da Serra. A técnica de enfermagem Paula Regina de Oliveira Freitas inteirou 3 anos de casa em fevereiro. A também técnica de enfermagem Iolanda Gonçalves Quintão de Almeida está na UBS Parque Pinheiros desde agosto de 2004. A auxiliar de enfermagem Dulcineia Aparecida de Souza Campos vai completar 26 anos de prefeitura no próximo 5 de dezembro, sendo 12 deles na UBS Parque Pinheiros. Todas são unânimes ao externar críticas à gestão.

Em mensagem encaminhada aos funcionários por meio de grupos do whatsapp o secretário da Saúde José Alberto Tarifa usa um apelo sentimental: “entendo que alguns funcionários tenham reivindicações, mas precisamos nos unir neste momento para o bem-estar da população”. “Me proponho a conversar com todos os funcionários e discutir todas as reivindicações”, promete o secretário, sem, no entanto, definir uma data para dialogar pessoalmente com a categoria.

Trecho da mensagem sentimentalista do secretário municipal aos profissionais da Saúde

16 comentários:

Márcio Assunção disse...

As UBS's da cidade servem só pra alocação dos cabides dos vereadores. Vergonha total.

Taboão da Serra está a deriva.

Unknown disse...

A enfermagem não precisa de aplausos! E sim um salário digno. Por isso muitos trabalham em jornadas duplas, pra dar um sustento pra nossos filhos.

Unknown disse...

Como sempre fazem apenas promessas, essas que não tem nenhuma intenção de cumpri-las.o sr juiz que homologou o processo disse que inconstitucional nos servidores recebermos vale alimentação, que não iremos receber esta cesta básica (vale alimentacao) e será descontado quando estivermos de férias, auxílio doença, licença médica e até licença prêmio mas será que ele não está recebendo seus bônus por ser funcionário do estado. . Ex auxilio paletó, auxílio gasolina, auxílio moradia , etc, sera que não. Affff só no nosso sr juiz, sr aprigio, srs vereadores, deputados. Com seus salários sempre altos e o nosso sempre no vermelho, e estamos na linha de frente sempre negativo. Nem passagem de ônibus temos para trabalhar. Estamos pagando para trabalhar, apanhar do povo mal educado, e mentirosos que dizem que mora com o pai e a mãe e que não tem nenhum comprovante de endereço em seus nomes. Isso é um absurdo. Do que adiantou bater Palmas, ascender as luzes nos edifícios para nos parabenizar por quanto a pandemia, congelar nosso dissio por dois anos,. O que queremos é dignidade, respeito para continuarmos a fazer o que escolhemos que cuidar, e manter a vida em ambiente ostil para um enfermo. Fora que aquele profissional que teve covi, tuberculose em ambiente profissional foi descontado todos os dias de atestado que o médico deu a ele. E é isso pessoal, isso é o que ganhamos por esta profissão.

paulo disse...

Salário digno, segurança , isso e o mínimo que deveria ser ofertado aos servidores da enfermagem que- se dedicar a população de Taboão da Serra

Anônimo disse...

Não existe conversa! Nunca teve ! O funcionário público é tratado como lixo. Direito é direito ! O funcionário está super desvalorizado. O salário mais baixo da região. Não dá nem para o básico

Anônimo disse...

Além do pior da salário da região, não temo vale transporte, descontam metade no salário quando o funcionário contrai covid, (obviamente trabalhando), o vale alimentação mal dá pra uma família, horas extras são miseráveis. Trabalham sob forte estresse, humilhados por chefes livre nomeados que ganham salários absurdamente altos sem nem ao menos terem curso de gestão ou alguma experiência!!!
Mas mesmo assim continuamos a trabalhar pois temos contas a pagar.

Unknown disse...

A saúde se manifestou, mas na verdade todo o funcionalismo precisa fazer isso! Estamos sendo sacrificados há anos e foi com a promessa de dar dignidade aos funcionários que esse governo foi eleito...
Até agora, só promessa de campanha mesmo

Anônimo disse...

Toda o nosso apoio as colegas da enfermagem pelo protesto por dignidade !

Maria Joana disse...

Vergonha como a enfermagem é tratada nesse município. Estamos a mais de um ano trabalhando duro no combate à pandemia, no início com atendimentos de triagem, agora com vacinas...qualquer um pode ver que estamos sobrecarregados

Anônimo disse...

O funcionalismo público de Taboão é jogado às traças. Não atoao alto índice de assédio e de alcoolistas. Os que adoecem não tem nenhum respaldo. Lhes cortam tudo. Morremna miséria. E quem fica e continua a trabalhar é perseguido cruelmente. Temos até chamada oral em algumas repartições. É muito pesado e a saúde mental fica muito prejudicada.

Anônimo disse...

Promessas e mais promessas... não queremos discursos sentimentalistas. Quando elegemos esse governo que se auto intitulava da renovação somente trouxe velhos figurões de volta. Um secretário omisso (bonzinho, mas sem pulso), um grupo de gestores livre nomeados sem experiência alguma de gestão que humilham seus funcionários. Onde já se viu fechar uma UBS... e esse serviço Alo Doutor que não ligam pra ninguém... fora os gestores que batem o ponto e sabe se lá onde estão.

Unknown disse...

Esse secretário de saúde de Taboão da Serra é um canastrão incompetente. Foi escolhido a dedo para acobertar os malfeitos na secretaria e proteger a panelinha na pasta da saúde. Na última passagem desastrosa pela saúde, sua única realização foi dobrar o salário próprio e de seus pares dentistas. A única união a ser feita é para combater políticos patifes e seus apadrinhados. Não se iludam com a gestão Aprígio.

Unknown disse...

Detalhe, quem é contrário ao desgoverno Aprígio e esse secretário de saúde pavoroso é perseguido e punido. Somente tem valor dentista e os 900 livres nomeados dos políticos. Gestão decepcionante. Cópia piorada de Evilasio Farias.

Unknown disse...

Secretário omisso que somente pensa em se eleger vereador. Vai até em enterros de cachorrinhos para fingir que gosta de pobres.

Márcio Assunção disse...

Tem toda razão.

Unknown disse...

A conversa fiada de servidor público municipal ter vale transporte já vem desde a passagem de Evilasio Farias pela prefeitura de Taboão da Serra. Mais fácil o metrô chegar em 3050 à Taboão do que funcionário público ter valor nessa cidade.