segunda-feira, 20 de junho de 2022

Quantos são e onde estão os médicos das UBSs de Taboão da Serra


 David da Silva

Taboão da Serra tem unidade de saúde que só marca consultas uma vez por semana. Em outra, o agendamento médico está acontecendo apenas uma vez por mês. E há até unidade sem prazo para agendar clínico geral. A escala médica da rede não é publicada no site oficial do município.

Dos 230 médicos efetivos da Prefeitura de Taboão da Serra, 110 trabalham em Unidades Básicas de Saúde. A distribuição deles pelas 13 UBSs da cidade apresenta desníveis bem grandes. Enquanto a UBS Marabá/Oliveiras conta com 15 médicos, a UBS Jd Salete tem apenas cinco.

UBS antiga, antigos problemas

Campeã de filas para agendar consultas, a UBS Suiná foi inaugurada em julho de 1985. Seus quase 37 anos de existência não a livram de problemas muito antigos. A unidade conta com apenas oito médicos. As consultas são agendadas somente uma vez por semana, nas 2ªs-feiras. As filas de moradores começam às 4h da madrugada.

Uma médica ouvida pelo blog pondera sobre o número desigual de médicos entre as UBSs. “Em algumas unidades você pode ter dificuldade de colocar médicos. Tem bairros que são considerados mais ‘perigosos’. Um médico fala para o outro. Eles precisam sentir segurança para ir”, diz a fonte.

Noites ao relento e ameaças

Se na veterana UBS Suiná as filas varam as madrugadas das 2ªs-feiras, na UBS Sílvio Sampaio o agendamento médico só acontece uma vez a cada 30 dias, no dia 15 de cada mês. A vigília dos pacientes começa antes de o sol raiar. “A fila já estava enorme às 5h da manhã”, relatou a moradora Adriana Borges no último 15 de junho.

Passar a noite ao relento pra conseguir médico não impede que munícipes recebam ameaça por parte da gestão municipal: “Saiu da fila perde a vez!”, está escrito nas senhas distribuídas pela UBS Sílvio Sampaio, com funcionamento alterado por uma reforma.

A reforma da UBS se arrasta desde 19.jan.2022, quando a gestão Aprígio fez a escolha definitiva da empresa responsável pela obra no valor de R$ 218.196,67. Mas, os serviços da reforma só começaram em março. “Ainda estão na metade [da reforma]. Só ficou um médico na unidade; os outros foram remanejados para outras UBSs”, diz a fonte ouvida pelo blog no último dia 15.

Injuriado

A UBS Jd Salete foi inaugurada em 05.set.2004. Desde então, sua estrutura física continua a mesma, e hoje ela tem apenas cinco médicos.

O morador Paulo Sérgio de Souza estava injuriado às 13h25 do último dia 14 de junho quando postou no Facebook: “Indignação total com a saúde pública de Taboão da Serra. Não tem médicos clínicos na UBS Jd Salete. Não tem previsão de agendamento, um absurdo”.

Se em quase 18 anos a UBS Salete permanece do mesmo tamanho, o mesmo não aconteceu com a população abrangida. A partir de 2014 o Jd Salete ganhou novos moradores nos 12 prédios residenciais construídos pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).

E novos prédios vão subir em breve no bairro. “A CDHU (Cia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano) anunciou que os Condomínios Chico Mendes 1 e 5 estão homologados e aprovados para contratação e início das obras no Jd Salete”, informou a liderança do MTST no último 16 de junho.

Se existe insegurança para médicos se animarem a trabalhar na UBS Salete, e a população atendida cresce a passos largos, cabe à gestão municipal desatar este nó.

Desconectados

A população taboanense não tem contato online com as suas UBSs. A prefeitura não disponibiliza no site os dias e horários de trabalho dos médicos da sua rede. Diferente de municípios como Ribeirão Preto (confira aqui)

Um bom exemplo a ser seguido é o do município Vista Alegre do Alto (SP). Moradores recorreram ao Ministério Público Federal para terem acesso pleno às informações sobre serviços de saúde, inclusive pela internet. Em abril de 2019 a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região deu um prazo para a prefeitura local inserir no seu site a escala médica. A prefeitura cumpriu.

Nenhum comentário: