Fonte: Concessionária Arteris Régis Bittencourt |
Desde as 22h do último dia 22 de março, todas as despesas do trecho da BR-116 que cruza Taboão da Serra estão por conta da prefeitura. Os custos somam cerca de nove milhões de reais (R$ 8.837.839,01). Isso equivale a 26,22% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Manutenção.
O trecho municipalizado equivale a quatro vezes o tamanho da Estrada Kizaemon Takeuti, maior via local, com 3 km + 200 m de extensão. As duas pistas da BR-116 têm 6,55 km cada uma, totalizando 13,1 km de ida e volta entre o km 268,9 e o km 275,45.
Impacto financeiro
No
item 5.1 do documento intitulado “Proposta
de celebração de Termo Aditivo à Municipalização”, a ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres) apontou que “o impacto econômico-financeiro resultante
da exclusão dos serviços de conservação, monitoramento, manutenção e operação
totaliza R$ 8.837.839,01”. A agência observa que um novo termo aditivo será
necessário “para retificar o montante exato referente ao item 5.1”.
Além
das despesas operacionais, a Prefeitura de Taboão da Serra vai arcar com “os
investimentos que porventura não tenham sido previstos ou realizados pela
Concessionária”, acrescenta o documento da ANTT emitido em 08.fev.2024.
Em
novembro/2016, o ex-prefeito Fernando Fernandes assinou uma minuta de contrato
com a ANTT condicionando a municipalização somente depois que a Arteris Régis
Bittencourt concluísse: alargamento do Viaduto Paulo Ayres; construção de
viaduto no km 274; abertura de galerias pluviais para eliminar pontos de
alagamentos no trecho taboanense da BR-116.
Agora, com a municipalização realizada por Aprígio, essas obras, hoje estimadas em R$ 336 milhões, terão de ser pagas pelo município.
Manutenção em baixa
Do ano passado para este, a verba da Secretaria de
Manutenção foi cortada, e caiu de R$ 38.251.976,00 para R$ 33.701.962,27.
Motoristas e pedestres que utilizam o trecho municipalizado da BR-116 reclamam que calçadas e a mureta central estão sem conservação, com mato e lixo.
Fotos: David da Silva |
Um comentário:
O desgoverno federal foi ligeiro pra empurrar o b.o da BR para os políticos atrasados de sucupira. Esperar pra ver o atendimento aos acidentes, carretas tombadas, etc no padrão Taboão.
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