quarta-feira, 9 de abril de 2025

Empresa de Taboão detém a marca de refrigerante famoso nos anos 70

David da Silva

No bairro Jardim Salete, entre uma escola municipal e o posto de saúde, um galpão sem placa na fachada guarda a fórmula de um dos refrigerantes mais consumidos entre as décadas de 1940 a 1980. Foi o primeiro refrigerante sabor uva no Brasil. Seu slogan é um case de sucesso da propaganda brasileira. E os planos da marca para 2025 são bastante promissores.

Marcos Nunes de Lima, o Magoo, 57 anos, comanda o comércio aberto pelo seu pai no Jardim Salete em 1972. A poucos metros de distância desse bar, fica a empresa Saborama, estabelecida em Taboão da Serra desde 1993. “Alguns amigos meus trabalham lá, mas nunca imaginei que ela é sócia da Grapette. Meu pai vendia muito esse refrigerante aqui. Eu mesmo bebia bastante quando era criança”, diz Magoo.

Vasilhames originais hoje são relíquias

Grapette veio dos Estados Unidos para o Brasil em 1948, trazida pela Companhia de Refrigerantes Guanabara. A propaganda da época já usava o famoso slogan que fixou a marca na memória nacional.

Recorte de jornal de 1949

A Saborama foi fundada em 1973. Era fornecedora da empresa venezuelana Imataca, que detinha os direitos de exploração da marca Grapette no Brasil. Quando aquela empresa encerrou as atividades por aqui, a Saborama passou a ser detentora exclusiva da marca para todo o Brasil. 

O nome e o gosto da Grapette ficam marcados em quem teve contato com ela.

A advogada Sueli Amoedo lembrou imediatamente do slogan: “É alguma coisa repete, ‘quem bebe repete’, algo assim”, disse à reportagem. “Meu pai sempre comprava; era bem docinho”, relembra a advogada que dirigiu a Coordenadoria dos Direitos da Mulher em Taboão da Serra.

Devagarinho, Grapette vai voltar às geladeiras da Grande São Paulo.

“No fim do ano passado, a B3 Indústria Brasileira de Bebidas assinou o contrato de franquia Grapette para o atendimento à Capital, Região Metropolitana da Capital, Baixada Santista, Região Metropolitana de Campinas e Região Metropolitana de Sorocaba”, disse ao blog no início de março Denise Aletéia Roque, gerente de marketing da Saborama, adiantando que o Giga Atacado e a Royal Bebidas fariam o lançamento de Grapette em suas prateleiras naquele mês.

Novos mercados

Embora não seja encontrada nos mercados da capital paulista, Grapette nunca deixou de ser fabricada no Brasil. Sua circulação hoje está restrita a algumas regiões. E isto pode mudar.

“Em negociação avançada, temos o credenciamento de engarrafador para atuar em outras áreas de Minas Gerais (Belo Horizonte e Grande Belo Horizonte, Região Central, Norte de Minas, Triângulo Mineiro, Centro Oeste de Minas, Vale das Vertentes, Alto Paranaíba, Vale do Rio Doce, Vale do Aço, Noroeste de Minas, Jequetinhonha/Mucuri)  e também no Espírito Santo”, conta Denise Aletéia, para quem há grandes chances de sucesso, ainda em 2025, de novas franquias com engarrafadores de refrigerantes de Santa Catarina e Paraná.

No Estado de São Paulo, atualmente Grapette chega ao Vale do Paraíba, aos 11 municípios da Região Bragantina (Bragança Paulista, Atibaia, etc) e ao Litoral Norte pela Piracaia Distribuidora. A Refrigerantes Devito faz Grapette chegar na região de Catanduva, e a indústria Vendranelli produz esse refrí em Biriguí.

Na terra da uva

No Rio Grande do Sul, o sucesso de Grapette era impulsionado pela Rádio Farroupilha na década de 1960. Aos domingos, a emissora realizava o Show Infantil Grapette, e durante a semana, todo fim de tarde transmitia o Teatrinho Grapette.

Grapette chegou à terra da uva na década de 1950, por intermédio da indústria de água mineral Minuano, inicialmente produzida pela fábrica localizada em Santo Ângelo, e a partir de 1965 também pela fábrica no bairro Vila Nova, em Porto Alegre.

Hoje, Grapette chega aos gaúchos pela empresa Elenza.

***

A Saborama já tinha 20 anos de existência quando inaugurou sua nova sede de 3.200 m² em Taboão da Serra, em 1993.

Ela não fabrica nem distribui Grapette. Fornece os concentrados – insumos básicos para a produção da bebida. Não cobra royalties; todo o lucro das vendas é do engarrafador franqueado.

Além do pioneiro sabor uva roxa, é também vendida nos sabores framboesa e uva verde, conforme a região.

***

O químico norte-americano Benjamin Fooks batalhou durante muitos anos para chegar ao sabor único de Grapette. Com o dinheiro da venda de um posto de gasolina e mais 4 mil dólares emprestados, se lançou no ramo dos refrigerantes em 1926. Em 1930 criou o refrigerante de uva, mas somente depois da Segunda Guerra Mundial finalmente chegou à fórmula em que tanto buscava o equilíbrio perfeito entre os ingredientes.

Atualmente, a Saborama concede a franquia para fabricação de Grapette para empresas de Manaus (AM), Sobral (CE), Ouro Fino (MG), Ananindeua (PA), Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte, e as empresas paulistas citadas acima.

Atravessando gerações

O primeiro slogan de Grapette nos Estados Unidos foi Thirsty or Not (com sede ou não). No Brasil, o indelével “quem bebe repete”, que acompanha a marca desde o seu desembarque por aqui, ficou ainda mais poderoso a partir de 1959 com o jingle criado por Heitor Carillo.

No projeto para conectar a marca com as novas gerações, as peculiaridades regionais são levadas em conta. “Optamos sempre por ações locais, considerando as oportunidades para a marca e particularidades de cada região. Já no âmbito nacional, está prevista a retomada e fortalecimento da presença de Grapette nas redes sociais, de maneira a criarmos conexão com o público mais jovem”, explica a gerente de marketing Denise Aletéia.

Propaganda veiculada em Recife, capital de Pernambuco, em janeiro/2025

5 comentários:

Saborama disse...

Obrigada por nos presentear com tão preciosa matéria. Nos sentimos honrados!

Ao jornalista responsável: Parabéns pela escrita impecável e estrutura narrativa, em que apresenta muito bem a história da marca Grapette e os seus planos para o futuro!

Anônimo disse...

Adoro grapette!

Anônimo disse...

Também adoro Grapette. Massa saber que já dá para encontarar no Giga!

Anônimo disse...

Uma delícia o melhor refrigerante com certeza grapette.

Anônimo disse...

Nunca ouvir falar em Taboão da Serra moro a 62 anos. Acho que faltou marketing. Parabéns mim é novidade de 2025.