quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Estrangeirismo

Carlos Silva e Sandra Regina

Outro dia me convidaram para irmos ao MC DONALD'S comermos CHEES BURGER.
O salão estava lotado e fizemos os pedidos através de um tal de DRIVE THRU. Os colegas percebendo a minha irritação disseram: se tu tiver com pressa, eles têm um sistema de DELIVERY, maravilhoso. Desacostumado com este linguajar chamei os cabas:
- Vâmo s’imbóra.
Seguimos pela avenida HENRIQUE SCHAUMANN, onde pude observar um OUT DOOR escrito: CHINA IN BOX, e uma seta indicativa PARKING.Nós não paramos por lá não.
Seguimos mais adiante, avistamos um restaurante bonito e luxuoso, e na porta de entrada uma luz neon piscando escrita OPEN.
Quando olhei pro chão, pude ver estampado um capacho com a bandeira americana me convidando: WELLCOME. Ao adentrarmos naquele recinto eu pude observar na sua decoração, e nas paredes estavam escrito assim: ICE CAKE, CHEES EGG, CHEES BURGER e FAST FOOD.
Eu pensei comigo: “FOOD na Bahia a gente USA numa outra situação...”
Do meu lado esquerdo uma garota tomava uma cerveja numa lata vermelha e azul cuja marca era BUDWISER. O camarada que lhe acompanhava tomava sua LONG NECK HEINIKENN. Do me lado direito uma loira bonita peituda falava pro cabra com vóz sensual assim: “Eu trabalho numa RELAX FOR MAN...”
E ele pergunta prá ela: “Fica próximo do Motel MY FLOWERS?”. E ela lhe responde:
“Não BABY, fica junto ao NIGHT CLUB WONDERFUL PENETRATION!”
A fome aumentava juntamente com a raiva, e eu não sabia se pedia um HOT DOG, ou um simples cachorro quente.
Emputecido mais uma vez com aquela situação, chamei os caboclos:
- Vâmo s’imbóra.
Na saída o manobrista nos recebe e nos entrega as chaves do nosso possante veiculo – um fusca 68 fabricado em Volta Redonda na época do presidente JUSCELINO KUBITSCHEK.
Ele olha prá mim e me diz: “THANKYOU SIR AND HAVE A GOOD NIGHT.” E eu usando toda minha simplicidade e educação que aprendi no sertão da Bahia, olhei prá ele e lhe disse:
- VÁ PRÁ PUTA QUE LHE PARIU.


(Este texto é a introdução da música do mesmo nome, gravada no CD “Retratando”.)
Ouça na íntegra em:
http://bandasdegaragem.com.br/carlossilvacantador

Nenhum comentário: