quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Porque Bebel não ajuda Noel?

Ainda não conseguí entender a miopia de alguns marketeiros do cinema brasileiro. O filme Noel - Poeta da Vila tem no seu elenco a atriz Camila Pitanga interpretando a dançarina Ceci, a maior paixão da vida de Noel de Medeiros Rosa, o mais importante compositor de samba do Brasil.
Já que Camila Pitanga está no auge de sua carreira e de sua forma física, interpretando a incandescente Bebel, na novela "Paraíso Tropical", por quê não se aproveita o momento para esquentar a distribuição do filme? Ainda não ouví, nem lí uma resposta convicente a este dilema. O filme está belíssimo. As filmagens foram concluídas no final de 2004, e até agora a película não decolou.
Infeliz deste país que não cultiva os artistas que nos deram uma Cultura genuinamente brasileira.
Cecí, ou Juracy Correia de Moraes, conheceu Noel quando ela tinha apenas 16 anos, e ele já estava famoso, aos 24 anos. A moça era dancing-girl no Cabaré Apolo, no bairro da Lapa, reduto da boemia carioca. Numa noite de junho de 1934, o cabaré montou uma homenagem para o sambista. Em meio à multidão de fãs, os olhos de Noel ficaram imediatamente vidrados na garota formosa e acessível. Viveram uma tórrida paixão. Brigas e reconciliações eram constantes. Deste amor desvairado entre os dois, nasceram sambas imortais: Pra quê Mentir?, O Maior Castigo que Eu te Dou, Só Pode Ser Você, Quantos Beijos, Quem Rí Melhor, e acima de tudo Último Desejo, uma das maiores obras primas de todos os tempos.
Na foto abaixo, Cecí aos 16 anos, quando iniciou o romance com o Poeta da Vila. Aqui, a mesma Ceci, aos 49 anos, quando já havia abandonado a dança para montar uma escola particular onde chegou a ter 70 alunos.

3 comentários:

David da Silva disse...

Do compositor Carlos Silva recebí este e-mail:
"David, esta é a minha homenagem ao poeta que deixou saudades imortalizando os seus versos:

UM SAMBA PRÁ NOEL
Autor: Carlos Silva

EU, NA VILA ISABEL CHEGUEI
LOGO ENTÃO ME DEPAREI
COM UM BUSTO DE NOEL

IMAGINEI,
SEUS PASSOS PELAS CALÇADAS
NOITES LINDAS MADRUGADAS
FEITO UM BAMBA EU SONHEI

QUISERA EU,
NUM SAMBA FORTE CANÇÃO
QUE ARRANCASSE DESTE CHÃO
UMA ROSA DE SAUDADE

VILA QUE SE CHAMA ISABEL
FEZ DOS VERSOS DE NOEL
A SUA CARA METADE

VILA, O TEU NOME É ISABEL
FÊZ DOS VERSOS DE NOEL
A SUA CARA METADE

Depois te mando a outra letra da musica que se chama: A VILA SEM NOEL.
Um forte abraço, e um bom final de semana.

Ney disse...

A primeira foto de Ceci é dos anos 40, após a morte de Noel. Logo, não é a foto de Ceci aos 16 anos (encontro dos dois foi em 23 de junho de 1934) quando iniciou romance com Noel, que morreu em 04 de maio de 1937.
A segunda foto de Ceci é de 1967.

Michel Oliveira Ramos da Silva disse...

Olá, Ney...Você sabe me dizer, quando ela morreu?