日本の移民 - 100年
Olhe para seu relógio. Qualquer que seja a hora, no Japão será um horário exatamente oposto.
Agora, olhe à sua volta, e veja que o Japão já não está tão longe assim. Nosso cotidiano está rodeado de marcas japonesas: Sakura, Miojo, Toshiba, Mitsubishi, Honda, Aiko, Yamaha, Sanyo, Toyota, Ajinomoto, Suzuki...
Por isto, a partir de hoje o nosso boteco vai oferecer, periodicamente, capítulos da saga japonesa no Brasil.
Japoneses em Taboão da Serra
Saíram do porto de Kobe em 28 de abril de 1908. Atracaram no porto de Santos às 17 horas do dia 18 de junho de 1908.
Foi o navio a vapor Kasato Maru, que os conduziu por 50 dias pelos oceanos Pacífico e Atlântico.
Em conversa de butiquim, as coisas são contadas desde o seu começo. Por isto, antes de mostrar os passos dos pioneiros japoneses no Brasil, vamos dar um mergulho na história deste lendário navio.
Antes mesmo de ser lançado ao mar, o Potosi foi comprado por uma organização militar russa, e rebatizado de Kazan. O navio foi totalmente readaptado para o transporte de tropas.
Em 1904, na guerra Rússia-Japão, o Kazan foi transformado
Como as águas de Porto Arthur não eram muito profundas, em 1905 o navio foi resgatado do fundo do mar pelos japoneses. Em 1906, o vapor, já batizado de Kasatu Maru, conheceu as rotas marítimas que ligam o Japão à América do Sul.
Quando a Companhia [de imigração] Konkaku precisou de um navio para enviar seus primeiros japoneses ao Brasil, a escolha recai sobre o já então lendário Kasatu Maru.
Em 1930, o Kasato Maru foi transformado em navio-fábrica de pescados.
Sua história cheia de peripécias e distintas utilizações teve fim em 1945, quando um violento ataque aéreo dos EUA mandou-o defnitivamente para o fundo das águas japoneses do Mar de Okhotsk.
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