quarta-feira, 2 de abril de 2008

A luta pela terra e a liberdade

A mostra de cinema do ECRO (Espaço Cultural Resistência e Ousadia) neste mês de abril, terá como tema a determinação dos que não se cansam de lutar por seu pedaço de chão, e não temem a própria morte em busca da liberdade.
5 de abril – 18horas
Ninguém come carvão. 15 min. 1992. Direção: Murilo Santos e Vincente Carelli. As empresas siderúgicas de Minas Gerais se instalam na área do Grande Carajás, no sul do Pará e no Maranhão. Utilizando carvão vegetal de matas nativas paa produzir ferro guza, elas vem agravar a devastação e a violência na região.
Terras de Quilombo: uma dívida histórica. 45 min. 2002. Direção: Murilo Santos. A partir da apresentação de elementos que fundamentam a identidade étnica - narrativas históricas, rituais, festas, formas de apropriação da terra e de mais recursos naturais - o documentário descreve o processo violento causado pela expulsão de famílias quilombolas de seu
terrítorio para implantação do Centro de Lançamento de Alcântara.


19 de Abril – 18 horas
Fotos: Repórter Brasil
Do São Francisco ao Pinheiros. 2007, 51 min. Direção: Paula Morgado e João Cláudio de Sena.
Documentário sobre os índios Pankararu. Originários do sertão pernambucano, lutam para preservar sua identidade cultural no longo processo de migração para São Paulo. Desde meados dos anos 50, fogem da seca, da fome e dos conflitos com posseiros de terra. Muitos se fixaram na favela do Real Parque, próximo ao rio Pinheiros, na Capital/SP, onde vivem cerca de 500 pessoas desta tribo, como o índio Bino (à esquerda). Atualmente, cerca de 1.500 pankararus estão espalhados pela periferia da capital, em busca de sonhos e uma nova forma de vida.

26 abril – 18 horas
Terra e Liberdade. 1995, 109 min. Direção: Kean Loach.
Em meados dos anos 30, David Carr deixa a cidade de Liverpool para lutar por seus ideais na Revolução Espanhola. O sangrento embate entre os republicanos (anarquistas, socialistas e comunistas) contra os fascistas - um dos fatos históricos mais importantes do século 20 - serve de pano de fundo para as discussões humanistas do diretor britânico Ken Loach.


ECRO – Espaço Cultural Resistência e Ousadia
Avenida Dr. José Maciel, nº 584 – Jd Maria Rosa - Taboão da Serra. Fone: 4771-6806.

Nenhum comentário: