quinta-feira, 24 de julho de 2008

Hoje é dia de Solano

"Não basta ser negro para ser meu irmão"
Solano Trindade
Em 24 de julho de 1908 Solano Trindade nasceu no bairro São José, em Recife (PE). Viveu muitos anos na nossa vizinha cidade de Embu das Artes.
Quando eu coloquei, na fachada do nosso boteco imaginário, a foto da estátua de Solano em Recife, o poeta/cantador Carlos Silva me perguntou se há monumento daquele gênio negro em Embu. Não sei. Lembro-me que há uma Rua Solano Trindade, se não me engano uma ladeira lá pros lados do Estádio de Embu. A prefeitura embuense está promovendo neste mês
uma série de eventos dedicados a ele.
Hoje à noite, antes de ir pro seu botequim de fé, assista o vídeo abaixo, e cante com seus colegas de copo e de cruz o samba-enredo que a Vai-Vai dedicou a ele no Carnaval de 1976.

SOLANO TRINDADE, MENINO DO RECIFE

Nenhum comentário: